Lares bem aquecidos
Grupo Marktest,  20 setembro 2005
placeholder   Glossário 

placeholder Ascende a 420 mil o número de lares com sistema de aquecimento central - dados do estudo Consumidor 2004 da Marktest.

São 420 mil os lares de Portugal Continental com sistema de aquecimento central. Este valor representa 12.0% do universo de lares estudados no Consumidor.

Os dados indicam que tem havido nos últimos anos uma tendência para o crescimento do número de lares com este tipo de aquecimento, que abrangia 9.4% dos lares em 2002 e 10.7% em 2003.

O Interior Norte é a região onde se observa maior penetração destes equipamentos, presentes em 17.0% dos lares. As regiões do Litoral Centro e do Litoral Norte também evidenciam uma penetração superior à média, com 14.3% e 15.9%, respectivamente. No Sul, são apenas 4.7% os lares com aquecimento central.

Nos lares da classe alta e média alta, o aquecimento central também é mais frequente (20.7% possui este sistema de aquecimento), tal como naqueles onde o chefe de família exerce ocupação de quadro médio e superior (23.3% possui aquecimento central). Da mesma forma, ele está presente em 51.6% dos lares cujo chefe de família exerce ocupação de trabalhador qualificado.

A análise do perfil sócio-demográfico dos lares que possuem sistema de aquecimento central mostra que 65.7% dos lares estão no Norte do Continente (Grande Porto, Interior Norte e Litoral Norte), 55.8% têm dona de casa com idade superior a 44 anos, 62.1% pertencem às classes sociais alta, média alta ou média e em 44.7% destes lares o chefe de família exerce ocupação de trabalhador qualificado ou é quadro médio e superior.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor 2004 da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais