PSD recupera liderança

Grupo Marktest,  4 outubro 2005

O PSD recolhe agora a maioria das intenções de voto dos portugueses, de acordo com os resultados de Setembro do Barómetro Marktest/DN/TSF.

No seguimento da quebra das intenções voto no PS, que vinha a observar-se desde Junho de 2005, o PSD recupera em Setembro a liderança perdida desde Novembro de 2003.

O PSD, partido com maior intenção de voto em Setembro (39%) foi também aquele onde se verificou maior subida percentual face a Julho de 2005 (data do último Barómetro Político), subindo 25%.

Por sua vez, o PS protagonizou a única descida percentual na intenção de voto (-21%). Ainda assim, os 33.7% obtidos em Setembro, fazem deste partido o segundo maior em termos de intenção de voto.

O Bloco de Esquerda e a CDU (PCP/PEV) chegaram a Setembro com a mesma percentagem de intenção de voto (9.6%). No entanto, este valor correspondeu a um aumento de 17.1% entre Julho e Setembro para a CDU e a um aumento de 2.1% para o Bloco de Esquerda, no mesmo período.

O CDS-PP mantém-se como o partido com menor percentagem de intenção de voto, apesar da subida de 7.5% entre Julho e Setembro, não indo alem dos 4.3%.

Observando os dados recolhidos por estrutura etária, verifica-se que o PS só é preferencial em termos de intenção de voto nos inquiridos entre os 35 e os 54 anos. Por outro lado, tanto nesta faixa etária como nos inquiridos até aos 34 anos, o Bloco de Esquerda é o terceiro partido com maior intenção, relegando para quarto lugar a CDU.

Nas regiões Marktest, o PSD tem a preferência em termos de intenção de voto, excepto no Grande Porto e no Sul, onde o PS é preferido por 39.9% e 40.3% dos inquiridos, respectivamente.

Também na análise por classes sociais se observa que nas classes Alta/Média Alta e na classe Média o PSD tem maior percentagem de intenção de voto (40.8% e 42.6%, respectivamente). Já na classe Média Baixa/Baixa, o PS retoma o primeiro lugar, (com 36.7% da intenção de voto) mas apenas com mais 0.3 pontos percentuais do que o PSD.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais