PSD recupera liderança
Grupo Marktest,  4 outubro 2005

placeholderO PSD recolhe agora a maioria das intenções de voto dos portugueses, de acordo com os resultados de Setembro do Barómetro Marktest/DN/TSF.

No seguimento da quebra das intenções voto no PS, que vinha a observar-se desde Junho de 2005, o PSD recupera em Setembro a liderança perdida desde Novembro de 2003.

placeholder

O PSD, partido com maior intenção de voto em Setembro (39%) foi também aquele onde se verificou maior subida percentual face a Julho de 2005 (data do último Barómetro Político), subindo 25%.

Por sua vez, o PS protagonizou a única descida percentual na intenção de voto (-21%). Ainda assim, os 33.7% obtidos em Setembro, fazem deste partido o segundo maior em termos de intenção de voto.

O Bloco de Esquerda e a CDU (PCP/PEV) chegaram a Setembro com a mesma percentagem de intenção de voto (9.6%). No entanto, este valor correspondeu a um aumento de 17.1% entre Julho e Setembro para a CDU e a um aumento de 2.1% para o Bloco de Esquerda, no mesmo período.

O CDS-PP mantém-se como o partido com menor percentagem de intenção de voto, apesar da subida de 7.5% entre Julho e Setembro, não indo alem dos 4.3%.

Observando os dados recolhidos por estrutura etária, verifica-se que o PS só é preferencial em termos de intenção de voto nos inquiridos entre os 35 e os 54 anos. Por outro lado, tanto nesta faixa etária como nos inquiridos até aos 34 anos, o Bloco de Esquerda é o terceiro partido com maior intenção, relegando para quarto lugar a CDU.

Nas regiões Marktest, o PSD tem a preferência em termos de intenção de voto, excepto no Grande Porto e no Sul, onde o PS é preferido por 39.9% e 40.3% dos inquiridos, respectivamente.

Também na análise por classes sociais se observa que nas classes Alta/Média Alta e na classe Média o PSD tem maior percentagem de intenção de voto (40.8% e 42.6%, respectivamente). Já na classe Média Baixa/Baixa, o PS retoma o primeiro lugar, (com 36.7% da intenção de voto) mas apenas com mais 0.3 pontos percentuais do que o PSD.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt