PS desce nas intenções de voto

Grupo Marktest,  2 agosto 2005

Apesar de se manter em primeiro lugar no que respeita à intenção de voto por parte dos entrevistados pelo Barómetro Marktest/DN/TSF, o Partido Socialista vê o seu valor diminuir pelo segundo mês consecutivo, não indo além de 43% (menos 7.5%, comparativamente a Junho).

Já o PSD, apesar de continuar na segunda posição em termos de intenção de voto, obteve em Julho 31.2%, o que correspondeu a uma subida de 13% relativamente ao mês anterior.

Também o Bloco de Esquerda viu recuperada a terceira posição em termos de intenção de voto, com uma subida em Julho de 36% face a Junho (o que correspondeu a 9.4% de intenção de voto neste partido).

A coligação CDU (PCP/PEV) e o partido CDS-PP obtiveram, respectivamente, o quarto (8.2%) e o quinto lugar (4%).

No diferentes segmentos em análise, PS e PSD obtiveram sempre o primeiro e segundo lugar, respectivamente, verificando-se algumas oscilações nas posições dos restantes partidos.

Com efeito, a população até aos 54 anos optou em terceiro lugar pelo Bloco de Esquerda, enquanto que a população a partir dos 54 anos relegou este partido para último lugar, optando pela CDU (PCP/PEV) em terceiro e pelo CDS-PP em quarto.

Por região Marktest, as diferenças na intenção de voto também se acentuam ao nível das três últimas posições.

A população das regiões do Grande Porto e Litoral Norte tiveram como intenção de voto PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDU (PCP/PEV) e CDS-PP. A intenção de voto na região do Interior Norte, foi semelhante, excepto no que respeita ao CDS-PP e à CDU (PCP/PEV) que trocam de posições (quarto e quinto lugar, respectivamente).

Já as regiões da Grande Lisboa, Litoral Centro e Sul tiveram como intenção de voto o PS, o PSD e a CDU (PCP/PEV) em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em quarto e quinto lugar, ficou o Bloco de Esquerda e o CDS-PP.

Nas diferentes classes sociais, a intenção de voto foi semelhante nas classes Alta/Média Alta e Média (PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDU (PCP/PEV) e CDS-PP). Também na classe Média Baixa/Baixa se mantiveram os dois primeiros lugares, tendo a CDU (PCP/PEV) ficado em terceiro e o Bloco de Esquerda em quarto, enquanto que o CDS-PP manteve o último lugar.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Symbolic Data Analysis

    A Symbolic Data Analysis (Análise de Dados Simbólicos) está relacionada com o desenvolvimento de novas técnicas estatísticas com vista à análise de bases de dados de grandes dimensões.

    18 a 20 de outubro de 2018

    Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados

    Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Viana do Castelo

    sda2018@estg.ipvc.pt

  • Humans vs. Technology in Research

    18 de outubro de 2018

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk