Maiores anunciantes preferem Tv
Grupo Marktest,  4 agosto 2005

placeholder Segundo os dados da MediaMonitor, os dez maiores anunciantes colocam os seus investimentos publicitários sobretudo em televisão.

No primeiro semestre de 2005, os dez maiores anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto do investimento publicitário realizado a preços de tabela em imprensa, rádio, cinema, outdoor e televisão.

Os dez maiores investidores realizaram investimentos superiores a 358 milhões de euros, o que corresponde a 20.5% do total de 1,7 mil milhões observado no período.

Uma análise da repartição dos investimentos destas entidades pelos cinco meios above the line mostra como o destinado a televisão teve maior peso do que o investimento total. Assim, se a Tv globalmente captou 67.6% do bolo publicitário no primeiro semestre, já estes anunciantes apostaram no meio 83.0% do seu volume publicitário total.

placeholder

A imprensa é o segundo meio com maiores diferenças na estrutura do investimento destes anunciantes quando comparada com o total. O meio representou 19.9% do volume publicitário total e 6.6% do investimento destas entidades.

A Reckitt Benckiser foi o maior investidor do período, com um volume total de mais de 42 milhões de euros em publicidade. O grosso do seu investimento foi feito em televisão, meio que absorveu 99.6% do total do seu budget (preços de tabela).

A Vodafone Telecel foi o segundo maior anunciante do semestre, com um volume que se aproximou dos 42 milhões de euros. A empresa investiu em todos os meios above the line, sendo também em televisão que concentrou a maior fatia, 77.3% do total investido.

O terceiro maior investidor do período foi a Modelo Continente Hipermercados, que colocou perto de 38 milhões de euros em todos os meios em análise. Televisão recolheu 87.8% do volume deste anunciante.

Na lista dos dez maiores anunciantes do semestre, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi o que mais repartiu o seu budget pelos cinco meios em análise. À televisão destinou 51.0% do total dos 33 milhões de euros que investiu no período. Este anunciante foi ainda, no conjunto dos dez em análise, o que mais investiu em outdoor, imprensa e rádio.

Já a Portugal Telecom foi, no conjunto dos dez maiores anunciantes, o que mais apostou em cinema, onde liderou os investimentos.

Esta análise foi realizada com base em informação da MediaMonitor, do seu serviço de monitorização de investimentos publicitários multi-meios. Os valores apresentados referem-se a preços de tabela. Consulte a seguinte Nota Técnica e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt