Publicidade aumenta 19.2%

Grupo Marktest,  26 julho 2005

No primeiro semestre de 2005, o investimento publicitário a preço de tabela registou um aumento homólogo de 19.2%, de acordo com os dados do serviço de monitorização de investimentos publicitários da MediaMonitor.

De Janeiro a Junho de 2005, o investimento em publicidade nos cinco meios above the line (televisão, rádio, imprensa, outdoor e cinema) foi superior a 1,7 mil milhões de euros. Este valor, expresso em preços de tabela, corresponde a um aumento de 19.2% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Deste montante, a televisão captou 67.6%. À imprensa foram destinados 19.9% do total, tendo os restantes meios captado 12.5%.

Relativamente ao mesmo período do ano anterior, todos os meios, à excepção da rádio, que baixou 3.5%, assistiram a um acréscimo do investimento publicitário em valores tabelados. Este crescimento foi mais elevado na televisão, que registou um aumento de 29.0%.

No período em análise, o mês de Maio foi, em ambos os anos, o que registou maior volume de publicidade, com 292 milhões de euros em 2004 e 340 milhões de euros em 2005, mais 16.2%.

Mas foi em Janeiro que se observou maior crescimento homólogo, com mais 31.6% em 2005. Nesse mês, investiram-se 215 milhões de euros nestes cinco meios, face aos 163 milhões de euros do ano anterior.

Na evolução mensal, Junho registou uma baixa de 2.2% face ao mês anterior, tendo sido também o rádio o único meio que registou variação positiva face a Maio, de 10.5%. Cinema foi, pelo contrário, o que registou maior variação negativa, descendo 14.6% face ao mês anterior.

Esta análise foi realizada com base em informação da MediaMonitor, do seu serviço de monitorização de investimentos publicitários multi-meios. Os valores apresentados referem-se a preços de tabela. Consulte a seguinte Nota Técnica e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais