Observatório Mcom
Grupo Marktest,  28 julho 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 11 e 17 de Julho de 2005, a TVI registou 30.7% de share de audiência, a SIC obteve 27.6%, a RTP1 21.2%, a 2: 5.4% e o video e outros canais 15.1%.

Na semana em análise, o top de programas é novamente preenchido quase por completo por programas da TVI, que ocupam seis posições. A emissão de dia 15 da novela Ninguém como Tu, que obteve 18.0% de audiência média e 50.8% de share de audiência, lidera pela sexta semana consecutiva a tabela dos programas mais vistos. Na segunda posição, colocou-se a transmissão do jogo particular entre o Benfica e o Chelsea, emitido dia 17 na SIC, que registou 17.9% de audiência média e 51.1% de share de audiência. A novela Mundo Meu, da TVI, ocupou a terceira posição, com a sua emissão de dia 11 a obter 14.0% de audiência média e 42.5% de share de audiência. A quarta posição foi ocupada pela série O Prédio do Vasco, da mesma estação, com a emissão de dia 4 a registar 13.9% de audiência média e 39.8% de share de audiência. A série da TVI, Os Batanetes, foi o quinto programa mais visto, tendo obtido, dia 11, 13.7% de audiência média e 39.0% de share de audiência.

Na lista dos dez programas com maior audiência nesta semana, todos são produções nacionais, excepto a novela América (7ª posição), que é brasileira. O top está marcado pela presença das novelas e dos séries de humor. A TVI coloca seis programas no top 10 e a SIC coloca quatro.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 34.9% da emissão noticiosa (em duração). A TVI ofereceu 30.5% do tempo noticioso total, a SIC garantiu 26.3% e a 2:, 8.3%.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 50 milhões de euros, um pouco menos do que o registado na semana precendente. A SIC assegurou 48.0% deste montante, a TVI 37.6%, a RTP1 14.3% e a 2: 0.1%.

A Danone mantém-se na liderança da tabela das marcas que mais investiram em publicidade na televisão esa semana. A Vodafone subiu dois lugares para segundo, obrigando a TMN a recuar para terceiro. A Procter & Gamble reentra no para o topo da lista dos maiores anunciantes de televisão, seguida da Optimus Telecomunicações, que também reentra no top, e da Danone Portugal, que abandona o primeiro lugar.

Nas agências, há poucas alterações em relação à semana anterior. A Euro RSCG lidera a tabela de agências que mais investimento asseguraram em televisão. A TBWA entra no top para segundo, seguida da McCann Erickson, que desce uma poisção.



Internet
placeholder Na semana em análise, 952 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, aumentando face às semanas precedentes.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (44.2%) e .pt (40.5%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 15.2% do tempo dedicado a este meio.



placeholder O top dos cinco domínios com mais utilizadores regista algumas alterações em relação à semana anterior. A liderança mantém-se do msn.com, com 567 mil utilizadores únicos no período. O sapo.pt segue na segunda posição, com 556 mil utilizadores únicos. O passport.com (497 mil utilizadores únicos) volta a trocar de lugar com o google.pt (491 mil utilizadores únicos) e na quinta posição mantém-se o clix.pt, visitado por 282 mil utilizadores únicos.







Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais