Observatório Mcom

Grupo Marktest,  6 outubro 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
Na semana que decorreu entre 19 e 25 de Setembro de 2005, a TVI registou 33.1% de share de audiência, a SIC obteve 24.7%, a RTP1 22.3%, a 2: 6.0% e o vídeo e outros canais 13.9%.

Na semana em análise, no top dos 10 programas com mais audiência as primeiras oito posições correspondem a programas emitidos pelas TVI. As duas restantes passaram na SIC. As novelas são os programas mais frequente no top, com quatro posições. Dois programas de informação, duas emissões do novo reality show da TVI, um jogo de futebol e uma série de humor constituem os outros tipos de programas com mais audiência neste período.

A emissão do Diário do novo programa da TVI, 1ª Companhia, de dia 20, foi o programa mais visto da semana, com 19.9% de audiência média e 47.9% de share de audiência. Na segunda posição, ficou a emissão de dia 21 da novela Ninguém como Tu, que liderava há várias semanas consecutivas. No dia 21 registou 19.0% de audiência média e 46.9% de share de audiência. A terceira posição foi ocupada pela novela Morangos com Açucar - Férias de Verão II, que no dia 19 obteve 15.4% de audiência média e 50.2% de share de audiência. Em quarto lugar colocou-se a emissão, a 24 do jogo da Superliga entre o FC Porto e o Belenenses, com 14.8% de audiência média e 40.9% de share de audiência. O Jornal Nacional de dia 22 foi o quinto programa mais visto da semana, tendo obtido 14.6% de audiência média e 36.0% de share de audiência.



Notícias TV
Na semana em análise para o conjunto dos quatro canais generalistas, a RTP1 assegurou a maior oferta de informação regular, responsável por 33.5% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 29.4% do tempo noticioso total, a TVI emitiu 29.4% e a 2: ofereceu 8.1% deste valor.





Publicidade TV
Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 47 milhões de euros, acima dos valores precendentes. A SIC assegurou 47.6% deste montante, cabendo 40.0% à TVI, 12.4% à RTP1 e 0.1% à 2:.

A TMN reentra para a liderança da tabela das marcas que mais investiram em publicidade na semana. A Danone também reentra para a segunda posição, o mesmo se passando com a Optimus, que também faz a sua reentrada no top para terceiro.

No top de anunciantes, a Procter & Gamble sobe um lugar para a liderança da tabela, seguida da Telecomunicações Móveis Nacionais e da Danone Portugal, que reentram na tabela.

Nas agências, a Euro RSCG mantém-se na liderança da tabela de agências que mais investimento asseguraram em televisão, seguida da Young & Rubicam e da McCann Erickson, que trocam de posições entre si.



Internet
Na semana em análise, 1 008 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, registando uma quebra face ao observado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (44.5%) e .pt (40.7%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 14.8% do tempo dedicado a este meio.



Na tabela de domínios mais acedidos na semana, não se registam grandes alterações face às três semanas anteriores. O sapo.pt mantém-se líder, com 602 mil utilizadores únicos, seguido do msn.com, com 598 mil utilizadores únicos, do google.pt, com 579 mil utilizadores únicos e do passport.com, com 510 mil utilizadores únicos. O clix.pt volta à tabela dos cinco mais, com 316 mil utilizadores únicos.







Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais