Casas mais caras no Algarve
Grupo Marktest,  3 novembro 2005

placeholderDe acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística no Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação - 3º Trimestre de 2005, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação situou-se nos 1 232 euros/m2, em Portugal Continental. Este valor corresponde uma variação trimestral de 0.2% e a uma variação de 2.6%, relativamente ao mesmo período de 2004.

Analisando os valores por NUT II, a região do Algarve mantém-se como aquela onde o valor médio de avaliação bancária de habitação é mais elevado (1 500 euros/m2). No entanto, este valor significou um decréscimo de 1.7%, face ao trimestre anterior. Na região do Alentejo ocorreu a maior subida na variação trimestral (2.8%). Em termos de variação homóloga, ela foi maior na região Centro (5.4%).

placeholder

Relativamente aos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária dos alojamentos localizados no em Portugal Continental é de 1293 euros/m2, descendo 0.7% no que respeita ao trimestre anterior e subindo 0.5% face ao trimestre homólogo.

O maior acréscimo trimestral ocorreu na região do Alentejo (3.6%), enquanto o maior acréscimo homólogo se registou no Centro (3.6%). Já na região do Algarve ocorreu a maior descida trimestral do valor médio de avaliação bancária: -2.4%.

placeholder

Em termos de moradias, o valor médio de avaliação bancária no Continente atinge os 1136 euros/m2, subindo 2% face ao trimestre anterior e 6.2% relativamente ao período homólogo. Em todas as regiões a variação trimestral e homóloga foi positiva, verificando-se na região Centro a variação trimestral e homóloga mais significativa (3.5% e 6.4%, respectivamente).

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais