Homens portugueses optimistas

Os resultados de Setembro do Barómetro Marktest/DN/TSF mostram uma nova subida do índice de expectativa dos portugueses. Os homens já estão no optimismo moderado.

Grupo Marktest,  10 outubro 2006

O Índice de Expectativa acentuou a trajectória ascendente que se vinha a verificar desde Maio, chegando ao mês de Setembro com um valor geral de 43.5 pontos. Este valor é o mais elevado desde Abril de 2005 (quando o índice de expectativa alcançou 53.2).

Apesar dos valores deste índice subirem tanto na população feminina como na masculina, é nesta última que os valores mais se acentuam: de 42.3 em Julho para 50.7 em Setembro, o que significa que os homens portugueses atingiram o patamar do optimismo moderado.

Em termos de idade, a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) continua a ser a menos pessimista, com 50 pontos de índice (também a rondar o optmismo). Seguiu-se a população entre os 35 e os 54 anos, com um índice de 43.1 e finalmente a população mais idosa (acima dos 55 anos), que apresentou um índice de 37.5.

É na análise segundo a intenção de voto que encontramos as maiores discrepâncias nas expectativas dos inquirdos neste Barómetro.

Os eleitores cuja intenção de voto é PS permanecem muito mais optimistas do que aqueles cuja intenção de voto é PSD (marcando estes últimos 39.2 pontos, no índice de expectativa). O índice de expectativa dos primeiros, permanece acima dos 50 pontos desde Maio, chegando a Setembro com 63.7 pontos, o valor mais elevado desde Abril de 2005 e sinónimo de Optimismo Moderado.

Em termos de Região Marktest, verificou-se uma subida generalizada das expectativas em todas as regiões, excepção feita ao Litoral Norte, onde os 44.3 pontos de Setembro significaram um decréscimo de 2.6% face a Julho.

Em sentido oposto, com uma subida de 52.4% entre Julho e Setembro, ficou o Litoral Centro, que foi ao mesmo tempo a região com o maior índice de expectativa: 47.1 pontos.

A região Sul, tal como em Julho, foi a região com o valor mais baixo, não indo além dos 40 pontos, seguida de perto pelo Interior Norte, com 40.3 pontos.

A Grande Lisboa, o Litoral Norte e o Grande Porto, obtiveram respectivamente, 44.2, 44.3 e 44.9 pontos, respectivamente. Por fim, o Litoral Centro com 47.1 pontos.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Este índice resulta do tratamento das respostas dadas a duas questões: "Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?" e "E em relação à situação económica do país, pensa que adqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?". Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.

Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais