Expectativa sobe um ponto em Novembro

Depois da quebra registada em Outubro, o índice de expectativa sobe um ponto em Novembro, como o mostram os resultados do Barómetro Marktest/DN/TSF.

Grupo Marktest,  5 dezembro 2006

O índice de expectativa dos portugueses voltou a subir para os 35.1% em Novembro, depois de em Outubro ter baixado para os 34.0%. Apesar da melhoria, o valor não atinge os 43.5% observados em Setembro.

Os valores deste índice mostram assim que os portugueses estão pessimistas quanto à evolução futura da economia pessoal e do país, situação que já vem sendo estrutural. De facto, desde Novembro de 2001, este índice apenas superou os 50% (limiar do optimismo) em três ocasiões: em Julho de 2004 (52.0%), em Março de 2005 (57.6%) e em Abril de 2005 (53.2%).

Relativamente ao mesmo mês de anos anteriores, o valor observado em Novembro deste ano está apenas abaixo do registado em Novembro de 2004, quando o índice se situava nos 36.9%.

Quando analisado o perfil dos respondentes, vemos como a intenção de voto nas legislativas é a variável que mais influencia este índice, com os valores a contrastar entre os 30.7% dos inquiridos que dizem tencionar votar PSD e os 55.6% dos que dizem ir votar PS, estes já em terreno optimista.

Desde Maio deste ano que os "apoiantes" do PS apresentam valores que reflectem um optimismo moderado, apesar de em Outubro também terem evidenciado, tal como a média, uma quebra nas suas expectativas.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Este índice resulta do tratamento das respostas dadas a duas questões: "Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior?" e "E em relação à situação económica do país, pensa que adqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior?". Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.

Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais