Consumidores falam sobre 12 marcas no seu dia a dia

Uma nova pesquisa realizada pelo Keller Fay Group, nos Estados Unidos, mostra que, naquele país, os consumidores falam sobre uma dúzia de marcas no seu dia a dia.

MediaMonitor,  7 dezembro 2006

O word of mouth está cada vez mais presente nas mentes dos maketers, sendo uma das variáveis de mais difícil mensuração. Recentemente, a Rutland Herald publicou alguns resultados de uma pesquisa realizada sobre este assunto pelo Keller Fay Group, nos Estados Unidos.

A empresa de consultadoria em word of mouth realiza, desde Abril deste ano, 100 entrevistas diárias a pessoas que mantêm um diário das conversas que têm acerca de marcas ou produtos no seu dia a dia.

A empresa conclui que, nos Estados Unidos, os consumidores falam acerca de 12 marcas, em média, por dia. As marcas de que mais se fala são as da área da media e entretenimento, como filmes, programas de televisão e publicações. Mas os produtos alimentares, viagens e lojas são igualmente muito mencionados.

Na maioria das vezes, as pessoas tecem comentários positivos sobre as marcas, sobretudo as de produtos de higiene pessoal e do lar. As mais criticadas, são as empresas financeiras e de telecomunicações.

As pesquisas em word of mouth mostram ainda que a publicidade atrai, de facto, a atenção dos consumidores. Metade das pessoas que mencionam um produto também mencionam um anúncio, promoção ou artigo que viram sobre essa empresa. No entanto, a opinião geral é de que as conversas tidas com os amigos são mais credíveis do que a publicidade.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais