Nova subida do Índice de Expectativa

Em Março, o índice de expectativa manteve o crescimento

Grupo Marktest,  5 abril 2007

O Índice de Expectativa, indicador recolhido pela Marktest, tem vindo a obter valores crescentes, apresentando no mês de Março, 41.3 pontos.

De acordo com os dados apresentados pelo Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Março, o índice de expectativa alcançou neste último mês 41.3 pontos, o valor mais elevado desde Setembro de 2006.

Apesar da evolução positiva, a população feminina mantém-se mais pessimista, comparativamente à masculina, com um índice de expectativa de 35.8 e 47.3 pontos, respectivamente.

Analisando este índice por idades, verifica-se que a tendência continua crescente. A população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) é a mais optimista, ultrapassando mesmo a barreira dos 50 pontos. Com efeito, em Março, a população entre os 18 e os 34 anos atingiu um índice de expectativa de 53.4 pontos, o que se classifica como "optimismo moderado". Já população entre os 35 e os 54 anos não vai além dos 35.9 pontos e a população com mais de 55 anos ficou-se por um índice de 33.8, ligeiramente inferior ao valor apresentado em Fevereiro.

Em Março, as diferenças de expectativa entre a população cuja intenção de voto é PS e a população cuja intenção de voto é PSD, ainda se acentuaram mais. No primeiro grupo o índice atingiu os 65.5 pontos, o valor mais elevado desde Abril de 2005. Já no segundo grupo a índice de expectativa foi de 32.8 um valor ainda mais baixo do que o registado em Fevereiro.

Observando a distribuição do Índice de Expectativa por Região Marktest, verifica-se que a região mais optimista é a do Grande Porto, seguida da região da Grande Lisboa, com índice de 46.7 e 45.1 respectivamente. Em terceiro lugar e quarto lugar estão o Litoral Norte com 43.5 pontos e o Litoral Centro com 39.5 pontos. As regiões mais pessimistas são a do Interior Norte e Sul, com 37.1 e 36.5 pontos, respectivamente.

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, do qual consta o Índice de Expectativa. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro.

Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais