Entrega do Prémio ADMES/Marktest

Teve lugar no dia 29 de Março de 2007, no ISEG, em Lisboa, a entrega do Prémio de mérito científico ADMES/Marktest.

Grupo Marktest,  3 abril 2007

O prémio de mérito científico ADMES/Marktest 2005/2006 foi atribuído, em ex aequo, a Isabel Macedo e José Carlos Pinho e a Carlos Sousa.

Isabel Macedo e José Carlos Pinho publicaram o artigo "The relationship between resource dependence and market orientation The specific case of non-profit organisations", no European Journal of Marketing.

Carlos Sousa publicou o artigo "Cultural Distance and Psychic Distance: Two Peas in a Pod ?", no Journal of International Marketing. Ambas as publicações são revistas de topo internacional no ranking de Viena, um dos critérios de avaliação das candidaturas ao prémio.

A cerimónia de entrega do prémio foi aberta pelo Presidente do Conselho Directivo do ISEG, Prof. António Mendonça, que, na sua intervenção, salientou a importância da investigação em marketing, não apenas pelo seu papel na credibilização académica da disciplina, mas também pelo contributo que fornece às empresas e instituições.

O Presidente da ADMES, Prof. Fernando Tristany, relembrou que a Academia foi fundada há quatro anos, com o propósito de promover a produção científica nesta área. É nesse âmbito que se insere a atribuição deste prémio de mérito científico. Lançou ainda o desafio a outras empresas para, tal como a Marktest, darem incentivos à investigação, para que em Portugal se criem círculos de excelência e se promova o desenvolvimento.

O Presidente do Grupo Marktest, Dr. Luís Queirós, relembrou que a Marktest tem sido receptiva a estas iniciativas. Para além desta colaboração com a ADMES, a Marktest colabora também com o ISEG, na organização de um módulo da Pós-Graduação em Marketing Research e na atribuição de um prémio ao melhor aluno, e com a APODEMO, entre outras iniciativas. Lançou ainda o desafio para que se promovam iniciativas que visem colmatar o "divórcio entre empresas e escolas que existe nesta área do marketing". Mostrou ainda a receptividade da Marktest: "Há 27 anos que a Marktest trabalha nesta área. Temos uma grande experiência que poderíamos partilhar".

Isabel Macedo e José Carlos Pinho realizaram uma investigação sobre a importância da orientação para o mercado nas organizações sem fins lucrativos, questionando "em que medida a estratégia de recursos condiciona o grau de orientação para o mercado das organizações sem fins lucrativos".

Carlos Sousa investigou os conceitos de distância psicológica e distância cultural, num estudo realizado junto de empresas exportadoras onde se pretendia avaliar a imagem do país e em que medida os valores pessoais influenciam aqueles dois conceitos.

A entrega dos prémios foi realizada pelo Presidente da ADMES e pelo Presidente do Grupo Marktest.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa