47% da população portuguesa lê jornais regionais
Segundo o estudo Bareme Imprensa Regional da Marktest, 47.3% dos residentes no Continente com 15 e mais anos têm o hábito de ler jornais regionais.
Grupo Marktest,  20 maio 2008

placeholderO Bareme Imprensa Regional 2007, da Marktest, contabiliza no Continente 3 931 mil residentes com 15 e mais anos que costumam ler ou folhear títulos de imprensa regional. Este número representa 47.3% do universo em análise.

Tomando como referência o hábito de leitura de jornais nacionais de informação geral para o mesmo período analisado, vemos que os regionais estão acima dos 35.1% de cobertura máxima que estes títulos apresentam.

Uma análise por distritos (que se ilustra no mapa em baixo), revela como é nos distritos de Castelo Branco, Aveiro e Coimbra que se registam as taxas de audiência de jornais regionais mais elevadas (73.0%, 71.5% e 71.1%, respectivamente), ao contrário dos distritos de Lisboa, Bragança e Porto, onde a cobertura máxima de jornais regionais é a mais baixa (27.3%, 34.9% e 36.3%, respectivamente).

A análise do mapa mostra ainda que os valores de cobertura máxima de jornais regionais superam os dos títulos de jornais nacionais de informação geral em todos os distritos, excepto nos de Lisboa e Porto, onde a audiência destes supera os jornais regionais. Em Lisboa, 42.7% dos residentes lê títulos nacionais de informação geral e 27.3% lê jornais regionais. No Porto, 42.9% lê títulos nacionais de informação geral e 36.3% lê jornais regionais.

O Bareme Imprensa Regional é um estudo da Marktest que analisa o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. A análise considera o período compreendido entre Setembro de 2006 e Junho de 2007. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais