Oeiras com maior peso de população nas classes mais altas

Oeiras com maior peso de população nas classes mais altas

placeholder

De acordo com os resultados do Atlas Social de Portugal que o Grupo Marktest recentemente lançou, Oeiras é o concelho do Continente com maior peso de residentes nas classes alta e média alta.

Grupo Marktest
16 novembro 2010

Segundo os dados apurados no Atlas Social de Portugal 2010, que foi realizada com base nas entrevistas de âmbito nacional realizadas pelos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano de 2006 e o primeiro semestre de 2010, entre os residentes no Continente com 15 e mais anos, 17.4% pertence à classe social alta ou média alta.

Esta classe é a de menor dimensão no Continente, mas os vários concelhos apresentam uma estrutura muito diferenciada, com os valores a variar entre 2.4% no concelho de Vila Velha de Ródão e 40.9% no concelho de Oeiras.

As restantes classes sociais apresentam a seguinte distribuição: a classe média representa 24.9% dos residentes no Continente com 15 e mais anos, a classe média baixa abrange 31.0% e a baixa 26.7%.

O gráfico representa o posicionamento de cada um dos concelhos do Continente relativamente a duas variáveis (no eixo do x, o peso da população nas classes alta e média alta e, no eixo do y, o peso do concelho relativamente ao índice de poder de compra da Marktest), sendo a dimensão dos círculos relativa à dimensão da população nele residente. As cores dos círculos referem-se à região Marktest a que pertence o concelho.

O gráfico permite ainda identificar os concelhos que se destacam, nomeadamente Oeiras, seguido de Lisboa (onde 37.2% da população está na classe alta/média alta), Cascais (33.9%), Porto (32.3%) e Coimbra (31.5%), por oposição a Vila Velha de Ródão (2.4%)

O Atlas Social de Portugal é uma análise sobre a estrutura demográfica e social de Portugal que apresenta, para todos os concelhos do Continente, os indicadores demográficos e sociais mais relevantes para conhecer a sua própria dinâmica e estrutura social, permitindo detectar oportunidades e desafios ao nível concelhio.

É uma análise realizada pela Marktest Consulting que utilizou uma base de mais de 375 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano 2006 e o 1º semestre de 2010, bem como dados demográficos produzidos pelo INE.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais