Mourão com maior peso de população na classe baixa
Mourão com maior peso de população na classe baixa
placeholder
Os resultados do Atlas Social de Portugal que o Grupo Marktest recentemente lançou mostram que Mourão é o concelho do Continente com maior peso de residentes na classe baixa.
Grupo Marktest
23 novembro 2010

placeholder Segundo os dados apurados no Atlas Social de Portugal 2010, que foi realizado com base nas entrevistas de âmbito nacional realizadas pelos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano de 2006 e o primeiro semestre de 2010, entre os residentes no Continente com 15 e mais anos, 26.7% pertence à classe social baixa.

Esta classe é a uma das que maior dimensão tem no Continente, mas os vários concelhos apresentam uma estrutura muito diferenciada, com os valores a variar entre 11.9% no concelho de Oeiras e 64.5% no concelho de Mourão.

Os concelhos com maior peso de população na classe baixa localizam-se no interior do Continente, que são também os mais envelhecidos do país. Depois de Mourão, encontramos Carrazeda de Ansiães (59.9% dos residentes pertencem à classe baixa), Penamacor (58.3%), Vila Velha de Ródão (57.0%) e Freixo Espada à Cinta (57.0%).

Estas constatações são confirmadas pela análise do mapa, onde vemos que os concelhos do Litoral, em especial os da Grande Lisboa e do Grande Porto são aqueles onde esta classe tem um menor peso.

placeholder

O Atlas Social de Portugal é uma análise sobre a estrutura demográfica e social de Portugal que apresenta, para todos os concelhos do Continente, os indicadores demográficos e sociais mais relevantes para conhecer a sua própria dinâmica e estrutura social, permitindo detectar oportunidades e desafios ao nível concelhio.

É uma análise realizada pela Marktest Consulting que utilizou uma base de mais de 375 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano 2006 e o 1º semestre de 2010, bem como dados demográficos produzidos pelo INE.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha