Notícias com referência ao Governo aumentaram face a 2009
Notícias com referência ao Governo aumentaram face a 2009
placeholder
Uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor permite verificar como as notícias com referência ao Governo foram as que em 2010 mais aumentaram face ao ano anterior.
Grupo Marktest
1 fevereiro 2011

placeholder De acordo como os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, os serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI apresentaram em 2010 uma grelha tematicamente semelhante à do ano anterior, embora tenha aumentado o número e duração das notícias sobre Governo, Ambiente e Sociedade, ao passo que diminuiu o número e duração de notícias sobre Ciência/Tecnologia, Justiça e Saúde.

Durante o ano de 2010 as notícias mais frequentes nos quatro canais nacionais de sinal aberto foram de âmbito nacional, num total de 55 208 matérias, um valor que corresponde a 68.8% do total de notícias do ano. A sociedade foi o segundo tema mais frequente, com 48 514 matérias. Internacional, política e economia /empresas foram as outras matérias mais abordadas nos programas regulares de informação neste período, o que também configura o padrão observado no ano anterior.

Em duração, as notícias de âmbito nacional foram igualmente as mais relevantes, pois ocuparam mais de 2 057 horas de informação anual, o que equivale a 80.2% do total de matérias em análise. Sociedade, política e internacional foram os outros temas mais frequentes ao longo do ano.

Quando comparados estes dados com os do ano anterior, vemos que, em número de notícias, os temas com referência a Governo, ambiente e sociedade foram os que mais cresceram em 2010, respectivamente 31%, 19.9% e 19.7%, contrariamente às notícias referindo ciência/tecnologia, justiça e saúde, que baixaram 49%, 45.9% e 37.3% relativamente a 2009.

O mesmo se observou relativamente à duração das notícias, tendo estes canais emitido mais tempo de noticiário sobre Governo, sociedade e economia/empresas (mais 34.1%, 29.4% e 22.1% do que em 2009) e menos sobre ciência/tecnologia, justiça e saúde (menos 51.1%, 39.8% e 31.0%, respectivamente).

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2010, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Hoje (ex-Jornal 2) (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais