Sobe o Índice de Expectativa em Maio

Através da Análise do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, verifica-se que o Índice de Expectativa (indicador recolhido pela Marktest) tem vindo a apresentar valores abaixo de 50 pontos (o que indica pessimismo). Ainda assim, através do gráfico seguinte, é possível observar uma tendência para a inversão desta realidade, uma vez que os valores têm vindo a subir, desde Fevereiro de 2003, atingindo em Maio 37,4 pontos, o valor mais elevado desde Julho de 2002.

Clique na Imagem
placeholder
A população feminina continua a ser mais pessimista, comparativamente à masculina. Por outro lado, quando se observam os resultados obtidos, divididos pela estrutura etária, verifica-se que a população com mais de 55 anos (geralmente a classe mais pessimista), desde Fevereiro de 2003 tem vindo a subir o seu Índice de Expectativa, e em Abril e Maio, chega mesmo a ultrapassar os valores da classe entre os 35 e os 54 anos. A classe mais jovem (entre os 25 e os 34 anos) continua a ser a classe mais optimista, melhor dizento, menos pessimista, chegando a um valor para o Índice de Expectativa de 40,6 pontos em Maio de 2003 (pessimismo moderado).

No que respeita aos valores do Índice de Expectativa por intenção de voto, observa-se que a população entrevistada, cuja intenção de voto é PSD é mais optimista, obtendo em Maio de 2003 57 pontos (Optimisto Moderado).

Os eleitores com intenção de voto PS, são claramente mais pessimistas. Ainda assim, este Índice tem vindo a subir desde Fevereiro de 2003, com a subida mais acentuada em Maio (29,7 pontos).

No mapa seguinte, observa-se o valor do Índice de Expectativa em Maio e as diferenças verificadas entre Abril e Maio de 2003, distribuído por Regiões Marktest.

A Região Sul, tal como no mês anterior, é a que tem o Índice de Expectativa mais baixo (31.9 pontos). Ainda assim, foi a que mais subiu em termos de pontos (6.4).

A Grande Lisboa foi a segunda em termos de subida: de 33.7 em Abril para 39.8 pontos em Maio.

No Litoral Norte também se verificou uma subida, correspondendo a um aumento de 4 pontos.

O Interior Norte é a região menos pessimista do país (com 42.5 pontos), aproximando-se do optimismo moderado (valor que se atinge a partir de 50 pontos).

As regiões do Litoral Centro e do Grande Porto foram as que obtiveram valores do Índice de Expectativa em Maio inferiores a Abril, com uma quebra de 1 e 2.1 pontos, respectivamente.

placeholder

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Político Marktest/DN/TSF que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais