Renault com maior rede de concessionários

Renault com maior rede de concessionários

placeholder

Os dados recolhidos pela Marktest disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index permitem verificar como a Renault é a marca de automóveis que apresenta uma rede de concessionários de maior dimensão em Portugal.

Grupo Marktest
27 setembro 2011

De acordo com os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, recolhidos pela Marktest junto das principais marcas de automóveis, em 2010 existiam em Portugal 1440 estabelecimentos de concessionários automóveis (incluindo vendas, peças e oficinas). Este número representa uma taxa de cobertura de 1.4 estabelecimentos por 10 mil habitantes.

O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de concessionários automóveis se concentra, com 100 estabelecimentos, um valor que corresponde a 6.9% do total. Porto, com 68, e Sintra, com 51, são os outros concelhos com maior número destes estabelecimentos.

Metade (50.7%) desta rede de concessionários está concentrada em 22 dos 308 concelhos do país. Esta actividade mostra uma grande litoralização, privilegiando ainda concelhos do interior capitais de distrito. Em 179 concelhos não se contabilizou nenhum concessionário.

O mapa assinala a escuro os 48 concelhos que possuem 10 ou mais concessionários automóveis.

A Renault é a marca que apresenta uma rede de maior dimensão, com 108 concessionários em 79 concelhos. A Citroen possui a segunda maior rede, com 100 concessionários, e a Peugeot a terceira, com 84 concessionários.

O cruzamento desta informação com a relativa ao número de registos novos por concelho e marca permite verificar como a Volkswagen é a marca que possui um maior índice de correlação entre a sua cobertura regional e as vendas observadas em 2009, de acordo com informação da ACAP. Com um R2 de 0.79, a Volkswagen encontra-se à frente da Renault e da Audi, que têm uma correlação de 0.77 entre as suas vendas por concelho e os seus concessionários aí localizados.

Recordamos que a correlação é uma medida da relação existente entre duas variáveis. A correlação varia entre 0 (se for inexistente) e 1 (correlação perfeita) e pode ser de sentido negativo ou positivo.

Nos exemplos dados, onde se registam valores próximos de 1, podemos dizer que existe uma forte correlação entre estes pares de variáveis (rede de concessionários automóveis e registo de automóveis novos), o que significa que as variáveis "andam" no mesmo sentido, ou seja, nos concelhos onde há maior número de concessionários da marca também há mais registos automóveis da marca.

Esta análise foi realizada com base em dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país.

NOTA: Por simplificação, a designação concessionário utilizada nesta análise refere-se ao número de estabelecimentos dos concessionários automóveis, incluindo pontos de venda, oficinas e estabelecimentos de vendas de peças. Pode por isso existir mais do que um estabelecimento por concessionário.

Os dados apresentados resultam de uma recolha directa efectuada pela Marktest junto dos representantes das principais marcas de automóveis.

Foi solicitado a estas entidades que fornecessem uma listagem dos seus pontos de venda de automóveis, oficinas e venda de peças para todo o país. Posteriormente, estas listagens foram codificadas por freguesia e concelho e produzidos os dados apresentados. A recolha foi efectuada nos meses de Setembro a Novembro de 2010, tendo respondido afirmativamente as seguintes marcas: Alfa Romeo, Audi, Citroën, BMW, Dacia, FIAT, Ford, Honda, Lancia, Mercedes, MINI, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Renault, Skoda, Smart, Suzuki, Toyota, Volvo e Volkswagen.

Os dados relativos às marcas Chevrolet, Chrysler, Hyundai, Jeep, Kia, Mazda, Saab, Seat e Subaru foram retirados dos seus sites oficiais na Internet.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais