Fundação Vox Populi atribui Prémios Nepso – Escola-Opinião
Fundação Vox Populi atribui Prémios Nepso – Escola-Opinião
placeholder
A Fundação Vox Populi entregou os prémios da edição 2010/2011 do concurso Nepso – Escola-Opinião, um desafio que lançou às escolas para que desenvolvessem projectos de estudos de opinião e que envolveu cerca de 1000 alunos do 7º ao 12º ano, 100 professores e 34 escolas.
27 setembro 2011

placeholder Com a presença da Sra. Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, decorreu no passado dia 24 de Setembro, em Lisboa, a entrega dos prémios NEPSO, uma iniciativa da Fundação Vox Populi (Fvp), fundada e dirigida por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest.

Um júri de especialistas em estudos de opinião e personalidades ligadas à educação, presidido pelo professor Roberto Carneiro, apreciou os 41 trabalhos realizados pelas Escolas do Ensino Básico e Secundário de Norte a Sul do país.

placeholderA Escola EB 2,3 de Júdice Fialho, de Portimão, venceu a edição 2010/2011 deste Prémio, com o estudo "Por Favor Mude - Valores Sociais em crise", realizado por um grupo de alunos do 8º e 9º ano, coordenados por dois professores.

Foram ainda destacados com prémios especiais os seguintes trabalhos:

- Prémio para o trabalho com a Melhor proposta de aplicação dos resultados - "Para uma escola sem Violência", desenvolvido pelos alunos do 7º D e um conjunto de 9 professores da Escola EB 23 de Real, de Braga.

- Prémio para o trabalho Mais original - "Contributo para a construção de Indicadores de Felicidade Humana", desenvolvido por um grupo de alunos do 10º ano e de uma professora da Escola Secundária Augusto Gomes, de Matosinhos.

- Prémio para o trabalho com Melhor Apresentação - Comunicação - "Nadar com Opinião", realizado pelos alunos do Curso Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático e duas professoras da escola Básica e Secundária Domingos Capela de Silvalde, Espinho.

E foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:

- Revelação da Realidade - "Muda de vida - O alcoolismo e a Violência doméstica em Amarante", desenvolvido pelos alunos do 9º ano da escola EBI do Marão na Várzea, Amarante.

- Revelação da Realidade - "Bairro Padre Cruz que Opinião", realizado pelos alunos do 8º ano da Escola EB 23 do Bairro Padre Cruz em Lisboa.

- Tema bem trabalhado" - Melhor Cidadania - "Comportamentos Disruptivos na Escola EB 2.3/S Josefa de Óbido" efectuado pelos alunos do curso profissional de técnicos de informática e de sistemas da Escola EB2.3/S Josefa de Óbidos em Óbidos.

- Trabalho Multimédia - "Sacoff - Como reduzir o uso do saco de plástico na feira de Carcavelos", realizado pelos alunos do 7º e 8º ano da Escola Inglesa de Carcavelos.

O presidente da FVP destacou, na abertura da cerimónia: "Esta iniciativa teve uma adesão entusiástica, de professores e alunos, serviu para reforçar o trabalho em equipe e mostrou ser uma porta aberta entre a Escola e a comunidade envolvente. E revelou ser um importante exercício para desenvolver uma cidadania activa entre todos os envolvidos " .

O Grupo vencedor recebeu um prémio de 5000 euros e uma viagem ao Brasil, para um professor e um aluno, para conhecer o projecto Nepso na América Latina.

Entretanto já estão abertas as inscrições para o programa NEPSO 20111/2012, que continuará a ter o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da DGDCI.

A Fvp - Fundação Vox Populi

A Fvp - Fundação Vox Populi é uma organização sem fins lucrativos, instituída em 2009 por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest. A Fvp consiste no braço de responsabilidade social do grupo Marktest. A Fvp actua no domínio da recolha da opinião pública, dos estudos de opinião e do tratamento estatístico dos dados e pretende auscultar, estudar e compreender o povo português, residente e não residente em Portugal, através do rigor científico e independência dos estudos de opinião. Ambiciona dar a conhecer o estado da nação, através das áreas de análise da opinião e apadrinha projectos específicos na área da sustentabilidade.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais