Comissões bancárias podem levar a fecho de contas
Comissões bancárias podem levar a fecho de contas
placeholder
Os dados do estudo Basef Banca da Marktest indicam que 29% dos bancarizados consideram que as comissões cobradas poderão levá-los a encerrar uma das suas contas.
Grupo Marktest
12 junho 2012

placeholderPerante a actual situação económica do país, os portugueses estão cada vez mais a sentir necessidade de gerir as suas despesas de uma forma mais racional e equilibrada, e, para alguns, as comissões cobradas pelos seus bancos para manutenção de conta ou outras operações podem constituir um factor de decisão de posse ou não de conta bancária.

Perante este cenário, e tendo por base o estudo Basef Banca, a Marktest aferiu que 29% dos indivíduos bancarizados residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos consideram que as comissões cobradas pelos bancos com que trabalham poderão levá-los a encerrar umas das suas contas.

Em comparação com o perfil do total de indivíduos bancarizados, quase metade do target em análise tem entre 25 e 44 anos e pertence às classes sociais mais altas (A/B e C1).

Destes, mais de um quarto (28.9%) trabalham apenas com um banco, o que significa que poderão deixar de ser bancarizados ou migrar para outros bancos. E quase metade (46.7%) têm contas em 2 bancos.

placeholder

Numa análise por bancos onde têm conta, verifica-se que 42.7% dos clientes Santander Totta consideram poder vir a encerrar uma das suas contas devido às comissões cobradas, seguidos pelos clientes do Montepio (40.4%). Por oposição, os clientes CGD são os que parecem considerar menos esta hipótese.

placeholder

Para além destes dados, a Marktest aferiu ainda que:

placeholder 24.7% dos indivíduos bancarizados que tencionam vir a mudar de banco principal com que trabalham nos próximos 3 meses consideram que as comissões cobradas poderão levá-los a encerrar uma das suas contas.

placeholder 134.000 dos bancarizados que consideram que as comissões cobradas poderão levá-los a encerrar uma das suas contas já deixaram de trabalhar com pelo menos 1 banco no último ano.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais