Publicidade na Tv aumentou no semestre
Publicidade na Tv aumentou no semestre
placeholder
Segundo os dados da MediaMonitor, no primeiro semestre de 2012 observou-se um crescimento no número e duração das inserções publicitárias em televisão face a igual período do ano anterior.
Grupo Marktest
10 julho 2012

placeholder De acordo com os resultados do serviço Publitex Tv, da MediaMonitor, a marca Continente foi a que mais investiu em publicidade na televisão durante o primeiro semestre de 2012, assim como já o havia feito no semestre homólogo de 2011.

O Intermarché foi a segunda marca com mais investimento, seguida de Danone, Zon, Optimus, McDonald's, Vodafone, Pingo Doce, Depuralina e Garnier.

Destas dez marcas, sete estavam no top do 1º semestre de 2011. A Optimus (em 5º), a Vodafone (em 7º) e a Depuralina (em 9º) foram as entradas novas este semestre. Esta última marca teve, aliás, o crescimento mais significativo, pois em igual período do ano anterior ocupava a 278ª posição.

Destas 10 marcas, 5 estão relacionadas com o sector da alimentação (comércio, lacticínios e fast food), 3 com as telecomunicações e 2 com Beleza.

placeholder

Ao longo deste primeiros seis meses do ano, as marcas colocaram um total superior a 745 mil inserções, considerando a publicidade normal, nos canais analisados pela MediaMonitor (RTP1, RTP2, SIC, TVI, Panda, Hollywood, SIC Notícias, SIC Radical, RTP Informação, AXN, MTV Portugal, Disney Channel, SIC Mulher, RTP Memória, Fox, Fox Life, Nickelodeon, TV Record, MOV, TVI24 e Panda Biggs).

Este valor significou um acréscimo de 3.1% relativamente ao observado no mesmo período do ano anterior, quando foram colocadas nestes canais cerca de 723 mil inserções de publicidade comercial.

Estas inserções tiveram uma duração total superior a 5647 horas, um valor que equivale a uma média diária de cerca de 89 minutos por canal.

Face a igual período do ano anterior, este valor corresponde a uma subida de 5.8% na duração das inserções publicitárias nestes canais.

Considerando as 10 marcas com mais investimento listadas antes, vemos que elas representaram 10.2% do total de inserções e 9.8% da duração total, um peso superior ao que haviam tido no semestre homólogo de 2011, quando foram responsáveis por 9.5% das inserções publicitárias e 8.8% da sua duração.

placeholder

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Videotrack da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2012. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais