TGI – 5 anos no mercado português

TGI – 5 anos no mercado português

placeholder

O TGI - Target Group Index - estudo sobre o consumidor e referência internacional, foi implementado no mercado português pela Marktest. Hoje celebra 5 anos e já se encontra disponível a sua 5ª vaga anual...

Grupo Marktest
11 julho 2012

Dada a importância do TGI - Target Group Index tanto a título internacional como nacional, considerámos ser relevante destacar o aniversário do estudo em Portugal. Com o lançamento da 5ª vaga anual, a Marktest mais uma vez compromete-se em munir os nossos clientes com as melhores ferramentas para análise do consumidor.

Durante estes últimos cinco anos, o TGI contou com diversos desenvolvimentos desde Setembro de 2008, data em que o estudo foi implementado pela Marktest em Portugal. Por exemplo, em 2011 foi introduzida uma alteração ao nível do universo de análise coberto pelo estudo TGI:

Universo

  • TGI 2011 e TGI 2012
    Indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental (8.311.000).
  • TGI 2008 a TGI 2010
    Indivíduos entre dos 15 aos 64 anos, residentes em Portugal Continental (6.683.000).

    Actualmente, o TGI fornece informação sobre o consumidor na sua globalidade para 17 grandes sectores, para mais de 260 categorias de produtos e serviços e a análise de mais de 3000 marcas.

    A abrangência e diversidade das variáveis em análise que caracterizam o TGI, proporcionam um estudo aprofundado do consumidor em 6 eixos principais de análise:

    Estilos de Vida, Valores e Atitudes
    Através de mais de 300 Statements, o TGI mede VALORES e ATITUDES face às mais diversas áreas de consumo e temas da sociedade actual.

    Estilos de Vida, Valores e Atitudes cruzam-se ainda com todos os outros eixos de análise: Comportamentos de Consumo de produtos e serviços, Comportamentos de Compra, Preferências de Marcas, Relação com a Media e Dados sócio-demográficos.

    Estas duas vertentes tornam o TGI num estudo único, que não só permite Quantificar Valores e Atitudes, como também criar uma dimensão Qualitativa, tendo por base uma abordagem Quantitativa.

    Dados sócio-demográficos
    Qualquer variável ou combinação de variáveis medidas pelo TGI permite a análise sócio-demográfica das mesmas. É assim possível segmentar o consumo por: sexo, idade, classe social, região Marktest, entre outras.

    Relação com a Media
    Com base em alguns indicadores, é possível analisar a relação que os indivíduos estabelecem com a Media, nomeadamente no que concerne a: Televisão, Internet, Rádio, Imprensa, Cinema e Outdoor.

    Comportamentos de Compra
    O TGI analisa também os Comportamentos de Compra, não só relativos às compras de alimentação e detergentes, como também a outros produtos como: Bebidas alcoólicas, Roupa, Livros, Electrónica e outros Bens Pessoais.

    Consumo de Produtos e Serviços e Preferência de Marcas
    Recolher num só estudo dados de consumo de praticamente todas as categorias de produtos e serviços presentes no mercado, é uma das grandes mais-valias do TGI.

    As categorias presentes no TGI são analisadas com base num conjunto de indicadores:

  • Consumo de Produtos
  • Posse de Bens e Serviços
  • Frequência de Consumo / Quantidade Consumida
  • Variedades consumidas
  • Tipos Consumidos
  • Marcas Preferidas/Consumidas

    Queremos continuar a informar com rigor para que possa decidir melhor.
  • Arquivo de notícias

    Clipping

    ver mais

    Em Agenda ver mais