Análise Internacional TGI – Categoria Vinho do sector das Bebidas Alcoólicas:

Análise Internacional TGI – Categoria Vinho do sector das Bebidas Alcoólicas:

placeholder

Compare os resultados de Portugal com diversos países onde o TGI está presente...

Grupo Marktest
11 julho 2012

Hoje reflecte-se sobre a importância das exportações para o equilíbrio da balança comercial portuguesa. Dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados a 11 de Junho, revelam um crescimento das exportações portuguesas de 8.4%, face ao período homologo (trimestre de Fevereiro a Abril), e uma queda de 7.7% ao nível das importações.

A crise na Europa, as medidas de austeridade aplicadas em diferentes mercados europeus, o aumento do desemprego e do IVA geram nos consumidores um clima de instabilidade e uma consequente retracção de consumo.

Mas estão os portugueses a retrair o consumo de igual forma para todas as categorias de produto?

Por outro lado, num país de pequena dimensão como Portugal, há sectores de actividades capazes de entrar e permanecer nos mercados internacionais. O conhecimento dos hábitos de consumo dos cidadãos de outros países torna-se fundamental para a definição de estratégias de entrada nesses mercados.

Considerando o estudo TGI Portugal , tomemos por exemplo o sector das Bebidas Alcoólicas e a categoria Vinho:

4.719.000 de portugueses com 18+ anos consumiram vinho em 2011 (59%). Este consumo é superior junto dos homens, (2.658.000 consumiram o produto), e nas faixas etárias 45+ verifica-se cerca de 2/3 do total de consumidores (2.708.000).

Curioso é verificar que a inversão no consumo de cerveja para vinho se dá a partir das faixas etárias 45+.

Junto destes consumidores de vinho com 45+ anos destacam-se as regiões demarcadas do Alentejo, Douro e Dão.

Através do estudo Global TGI, salientamos também que países não produtores de vinho, como a Suécia (80% dos suecos com 18+ anos consumiram vinho), a Dinamarca (87% dos dinamarqueses consumiu vinho) e a Noruega (74% dos noruegueses consumiram vinho) são consumidores em larga escala deste produto e podem representar um potencial de mercado de 12 milhões de consumidores declarados no último ano.

O conhecimento em detalhe dos estilos de vida dos consumidores nacionais e internacionais permitirá às empresas nacionais, actuais ou potencialmente exportadores, a definição de estratégias orientadas para os diferentes mercados.

Para conhecer em detalhe o consumidor nacional e internacional, contacte a equipa de consultoria do TGI, que lhe fará chegar as análises e reports orientados para as suas necessidades.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais