3 em cada 4 lares do continente já têm TV por subscrição
3 em cada 4 lares do continente já têm TV por subscrição
placeholder
A Marktest Audimetria actualiza Universo para reflectir esta realidade na medição das audiências de televisão.
Grupo Marktest
31 julho 2012

placeholder Tal como acontecia nos anos anteriores, os dados de audiência do próximo dia 1 de Agosto, produzidos com base no painel da Marktest Audimetria, reflectirão a introdução de novos universos relativos à posse de televisão por subscrição.

De acordo com os dados do último ano móvel (período entre 3º trimestre 2011 e 2º trimestre 2012) do "Establishment Survey" da Marktest Audimetria - estudo de caracterização do universo de televisão - a penetração de TV por subscrição obteve um valor de 74% do total de lares do Continente, o que corresponde a um total de 2.594.216 lares. Este resultado representa um crescimento de 7,8%, comparativamente com o universo actualizado em 1 de Agosto de 2011.

Com base nestes resultados, e para garantir a representatividade do painel de audimetria, a Marktest Audimetria procederá à actualização da composição do Universo a partir do próximo dia 1 de Agosto.

Analisando um evolutivo dos dados, do 1º semestre de cada ano, do "Establishment Survey" da Marktest Audimetria, verifica-se que foi a partir de 2009 que se acentuou a tendência de crescimento da subscrição de televisão em Portugal Continental, tendo, no entanto, atingido o seu auge nos últimos seis meses, com um aumento de 9,3% comparativamente com igual período do ano anterior.

placeholder

Foi em 1998, quando o universo contava com pouco mais de 15% de lares com acesso á televisão por cabo, que a Marktest Audimetria passou a inclui-los no seu painel, através da criação de uma sub-amostra própria, na altura uma "oversampling", de modo a permitir a sua ponderação com base no respectivo universo de cabo, surgindo, assim, o "AudiCabo" como âmbito de análise.

Hoje, face à elevada proporção dos lares assinantes de um serviço de televisão em Portugal Continental, e consequentemente do número residual com acesso à TDT, não existe tecnicamente justificação para manter as duas sub-amostras.

Assim, o painel da Marktest Audimetria - Audipanel - passará, a partir de 1 de Agosto, a ser constituído por uma única amostra, que utilizará como variáveis de controlo externo: 1) o acesso à Televisão por subscrição e 2) o acesso à TDT. Estes sub-universos serão incluídos nos targets de análise e fica garantida a representatividade da amostra relativamente a esta variável.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais