Mais PPR e Conta Ordenado, menos Conta Jovem e Depósito a Prazo
Mais PPR e Conta Ordenado, menos Conta Jovem e Depósito a Prazo
placeholder
Uma análise dos dados do estudo Basef Banca da Marktest evidencia como, na última década, os PPR e Contas Ordenados foram os produtos financeiros que mais aumentaram em penetração junto dos portugueses, ao contrário das Contas Jovens e Depósitos a Prazo.
Grupo Marktest
4 setembro 2012

placeholderO Basef Banca mostra que entre o ano 2003 e o ano 2012 (até Julho), os PPR foram o produto financeiro com maior evolução positiva, registando a sua penetração uma taxa de crescimento médio anual de 6.5%.

A conta ordenado foi o segundo produto com maior crescimento no período em análise, registando um aumento médio anual de 4.8% em penetração.

Pelo contrário, os depósitos a prazo foram os produtos com maior quebra, baixando por ano, uma média de 3.3% em penetração. Nas contas jovens também se registou quebra de penetração. De 2.3%, tendo o pagamento de despesas domésticas baixado ligeiramente, 0.2%.

No acumulado de Janeiro a Julho de 2012, o Basef Banca contabiliza 1 179 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que subscrevem ou usufruem de PPR, o que representa uma penetração de 16.7%.

O pagamento de despesas domésticas continua, no entanto, a ser o serviço bancário com maior penetração, abrangendo no mesmo período 3 341 mil portugueses, 47.2% do universo em análise.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais