Quais os Bancos associados à Música, à Cultura ou ao Futebol?
Quais os Bancos associados à Música, à Cultura ou ao Futebol?
placeholder
Saiba quais os bancos que mais se associam a eventos músicais, culturais e desportivos, de acordo com o estudo da Marktest, Basef Banca, de Junho.
Grupo Marktest
11 setembro 2012

placeholderÉ principalmente no Verão que se assiste a uma explosão de programas e eventos musicais, culturais e desportivos.

As marcas, estando atentas a este fenómeno, começam desde cedo a delinear a sua estratégia de marketing, por forma a conseguir associar a sua imagem aos eventos que poderão dar uma maior projecção e que se identifiquem mais com os valores da marca.

placeholder

Tendo em conta este facto, a Marktest, com base no estudo Basef Banca, decidiu explorar a imagem que os bancarizados de Portugal Continental com 15 e mais anos têm dos bancos, mas com enfoque na Música, Cultura e Futebol.

Perante a questão que banco mais associa a cada um dos temas mencionados, verificou-se que os bancos que mais se associam a cada um dos temas em análise são: o Millennium bcp à Música, em que mais de 1 milhão de bancarizados referem este banco; 709 mil associam a CGD à Cultura e 2.396 mil associam o BES ao Futebol.

Ao fazer a análise de cada uma das temáticas individualmente, o ranking dos três primeiros bancos mais associados a cada uma delas é o que está representado na imagem abaixo.

placeholder

Tendo em conta os clientes dos bancos em análise, verifica-se que principalmente no caso do Futebol, há uma tendência para associar o próprio banco ao tema, na medida em que mais de metade (56.5%) dos clientes BES referem este mesmo banco. No caso da Música, apesar deste facto ser menos evidente, os clientes Millennium bcp também são os que mais associam este banco à Música (20.6%).

Os dados Marktest revelam ainda que os bancarizados conseguem associar mais facilmente um banco ao Futebol do que aos restantes temas.

Metade dos bancarizados conseguiram identificar um banco associado ao Futebol (51%), enquanto que à Música apenas 31% associam um banco ao tema, e à Cultura 72% não conseguem associar nenhum banco.

placeholder

Mas será que analisando por tema, existem clientes de bancos que conseguem fazer mais associações de imagem do que outros?

De acordo com os dados, verifica-se que os clientes BES fazem mais associações de um banco ao Futebol (67%) em comparação com os clientes dos restantes bancos. Já os clientes Santander Totta são os que mais facilmente identificam um banco associado à Música (41%). Na Cultura, destacam-se os clientes do Montepio e do Santander Totta.

placeholder

Para além destes dados, a Marktest aferiu ainda que:

  • Junto dos bancarizados que associam a temática Futebol ao banco BES , 40% são sócios ou simpatizantes do S.L. Benfica, 24% são sócios ou simpatizantes do Sporting C.P. e 20% são sócios ou simpatizantes do F.C. Porto.

    Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

  • Arquivo de notícias

    Em Agenda ver mais