43% dos bancarizados consideram os Documentários programas de TV muito interessantes
43% dos bancarizados consideram os Documentários programas de TV muito interessantes
placeholder
De acordo com os dados dos estudos Basef Banca e TGI da Marktest, 43% dos bancarizados consideram os Documentários programas de TV muito interessantes.
Grupo Marktest
16 outubro 2012

placeholderNum contexto em que o mercado necessita cada vez mais de ter retorno com pouco investimento, a Marktest continua a apostar em fornecer aos clientes ferramentas que permitam conhecer com maior detalhe os seus consumidores, por forma a ser possível construir estratégias de marketing e comunicação mais eficientes.

Tendo em conta a importância da informação presente no BASEF Banca e no TGI, e a relevância que a mesma tem numa perspectiva integrada, a Marktest desenvolveu, em 2009, um processo de fusão entre os dois estudos com o objectivo de disponibilizar ao mercado uma análise extra da informação fornecida pelo BASEF Banca.

Com esta fusão, passou a ser possível identificar comportamentos em relação aos estilos de vida, valores e atitudes dos indivíduos bancarizados, e ainda analisar a relação que os bancarizados estabelecem com a Media.

De acordo com os dados da fusão de BASEF Banca com TGI, o meio com maior penetração junto dos indivíduos bancarizados com 15 e mais anos residentes em Portugal Continental é, como não poderia deixar de ser, a TV (99.8%).

Contudo, fazendo uma análise pelos clientes do banco principal com que trabalham, e tendo em conta o indicador da afinidade, é possível identificar que os bancarizados cujo banco principal é o BES, têm uma afinidade positiva com o meio Cinema. Em comparação com os clientes dos restantes bancos em análise, são os apresentam um valor mais elevado (111.8).

De salientar também o facto dos clientes banco principal CGD, terem afinidades negativas em três dos cinco meios em análise (Cinema, Rádio e Imprensa).

Sendo o meio TV o que atinge uma maior fatia da população bancarizada, e tendo em conta a diversidade de programas que ocupam a grelha da programação, com os dados de Fusão BASEF Banca e TGI, é também possível saber quais os programas que os clientes de determinado banco consideram ser mais interessantes.

No ranking de programas de TV, os Noticiário surgem em primeiro lugar, com 53% dos bancarizados a atribuírem a classificação de Muito Interessante a este tipo de programa.

Numa análise por cliente de banco principal, verifica-se que os clientes CGD têm uma afinidade positiva mais elevada com os programas de entretenimento com convidados (115), os clientes Mill. BCP apresentam valores de afinidade superiores nos programas de desporto (109), os clientes S. Totta nos documentários (109,1), os clientes BES também têm mais afinidade com documentários (107,8) e programas de desporto (107.7), enquanto que os clientes BPI têm uma afinidade mais positiva com os debates (108.6).

Para além destes dados, com a fusão dos dois estudos é possível saber que 19% dos bancarizados afirmam que seria muito ou muitíssimo provável convencer outros indivíduos com a sua opinião sobre bancos, e 770 mil consideram que forneceriam muitíssima informação sobre bancos, o que nos leva a pensar no poder do buzz que uma marca pode gerar, ou ainda, que mais de metade dos bancarizados (55%) concordam com a afirmação “Quando procuro/necessito de uma informação, o primeiro local a que recorro é à Internet”.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais