Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
Protestos e manifestações em Portugal marcaram de novo a última semana informativa, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
12 março 2013

placeholder O destaque da semana de 4 a 10 de Março vai novamente para a contestação ao governo e à política de austeridade. Depois das manifestações de rua de 2 de Março, a ênfase passou a ser posta nas greves dos transportes públicos que ocorreram durante a última semana. A Carris, CP e REFER foram as empresas afetadas, enquanto se anuncia uma greve na TAP. O serviço Telenews registou 116 notícias e 4 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 42 notícias sobre o tema.

placeholder

Outro dos assuntos em destaque durante a passada semana, foi a presença em Lisboa da delegação da Troika no âmbito da sétima avaliação ao programa de ajustamento da economia portuguesa. A negociação de novas medidas de austeridade e a definição das metas a cumprir por Portugal foram os temas em discussão. O anúncio de mais tempo para o ajustamento de Portugal e Irlanda levou as agências de rating a retirarem a dívida portuguesa de perspetiva negativa para neutra, assunto também analisado nas notícias de Tv. O serviço Telenews assinalou no total 100 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 horas de emissão e 38 notícias emitidas.

placeholder

A Igreja Católica prepara no Vaticano o Conclave que elegerá o substituto de Bento XVI. Um dos destaques da última semana foi a discussão à volta do perfil do sucessor de Bento XVI e a sua nacionalidade. O serviço Telenews identificou no total 66 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 30 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da presença da Troika em Portugal, no âmbito da sétima avaliação ao programa de ajustamento da economia portuguesa, e a possibilidade de Portugal ter mais tempo para cumprir as metas europeias do défice, foram notícia de abertura em 28% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt