Bareme Rádio com 5 vagas por ano

Bareme Rádio com 5 vagas por ano

placeholder

A Marktest implementa alterações no seu estudo Bareme Rádio, que em 2013 irá disponibilizar indicadores de audiência em cinco períodos distintos.

Grupo Marktest
26 março 2013

Em 2013, o Bareme Rádio evoluiu para se adaptar às restrições impostas pela actual conjuntura económica, reforçando o seu papel de referência na medição das audiências do meio Rádio em Portugal.

As constrições existentes no mercado levaram-nos a procurar optimizar técnicas e recursos disponíveis, mantendo sempre elevados padrões de qualidade. É este o desafio que, mais uma vez, se coloca para o meio rádio. E não se trata de um desafio apenas técnico, visto que as soluções encontradas têm, também, que obter o consenso dos múltiplos agentes deste sector.

Não sendo unânimes as opiniões e existindo diferentes sensibilidades e pontos de vista, a Marktest procurou encontrar um modelo que responda, de forma global, aos principais interesses de cada cliente, e que permita obter a melhor solução metodológica, face à actual conjuntura.

Seguidamente apresentamos as principais alterações a registar:

1 - Actualização do Universo

A MARKTEST ajustou o universo do Bareme Rádio, utilizando para isso os dados do Recenseamento Geral da População de 2011, entretanto disponibilizados.

Esta actualização envolveu alterações para as seguintes variáveis

  • Idade - Agrupamento dos escalões 15/17 e 18/24, no escalão 15/24
  • Grupos Ocupacionais - O segmento "Domésticas" é agregado ao segmento "Reformados/Pensionistas/A viver de rendimentos", autonomizando-se o segmento "Desempregados"
  • Actualização das regiões Marktest (ver informação mais detalhada no nosso Glossário

2 - Publicação bimestral de resultados, a partir de acumulados quadrimestrais

Em 2013 serão publicados resultados em 5 momentos diferentes, a partir de acumulados móveis de cerca de 6 000 entrevistas cada. A base amostral para publicação de resultados mantém-se, apesar de ter existido uma redução no valor global da amostra do estudo. Em 2013, prevê-se a realização de 16 500 entrevistas.

3 - Recolha online

Até final de 2012, a recolha por questionário online representava cerca de 8% da amostra global e era realizada junto de indivíduos entre os 18 e os 44 anos. Em 2013, a recolha online passa para cerca de 12%, alargando-se a todos os escalões etários.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais