Mulheres lêem mais que homens
Mulheres lêem mais que homens
placeholder
O Dia Mundial do Livro comemora-se hoje, dia 23 de Abril, o que motiva uma análise sobre o perfil dos leitores em Portugal. Segundo os dados do estudo TGI da Marktest, elas lêem mais que eles.
Grupo Marktest
23 abril 2013

placeholder O estudo TGI da Marktest contabiliza, na primeira vaga de 2013, 5 402 mil portugueses que leram pelo menos um livro nos últimos 12 meses, o que representa 65.0% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Na análise do perfil dos leitores de livros, vemos que a classe social e o género são as variáveis mais discriminantes, pois são aquelas que apresentam maior heterogeneidade de comportamento entre os indivíduos.

Enquanto 55.8% dos homens refere ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses, entre as mulheres a percentagem sobe para 73.4%.

Entre as idades, encontramos maiores taxas de leitura nos mais jovens (74.6% entre 15 e 24 anos), baixando sistematicamente depois dessa idade.

Por região não se registam grandes diferenças, embora sejam os residentes na Grande Lisboa os que revelam hábitos de leitura mais regulares.

Já entre as classes sociais, as percentagens baixam de 85.7% junto dos indivíduos das classes alta e média alta para 56.4% junto dos indivíduos das classes média baixa e baixa.

placeholder

Os dados do TGI indicam ainda que, em média, cada português lê entre 3 e 5 livros ao longo do ano e que mais de um milhão de indivíduos comprou livros para oferecer.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais