Mesão Frio, Gaia e Albufeira com maior rácio de desemprego
Mesão Frio, Gaia e Albufeira com maior rácio de desemprego
placeholder
Analisando os dados de 2012 do IEFP, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, observa-se que os concelhos de Mesão Frio, Gaia e Albufeira são os que apresentam maior rácio de desemprego.
Grupo Marktest
23 abril 2013

placeholder Os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales index da Marktest, relativos ao número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do IEFP em Dezembro de 2012, colocam os concelhos de Mesão Frio, Vila Nova de Gaia e Albufeira em primeiro lugar em termos de rácio de desemprego.

Considerando a população residente em 2011, relativa aos Censos do INE, o número destes desempregados representava cerca de 11% dos residentes nestes concelhos.

Com rácios próximos, estão também os concelhos de Trofa (10.9%), Lamego (10.8%) e Santo Tirso (10.7%). Espinho e Barrancos registam um rácio de desemprego de 10.4% e Baião e Valongo também mostram um rácio de dois dígitos (10.0%).

Em sentido contrário, Oleiros, Pampilhosa da Serra e Melgaço possuem os rácios de desemprego mais baixos, não indo além de 2.8% dos seus residentes.

Considerando o número de inscritos entre 2011 e 2012, vemos que no foi no concelho de Paredes de Coura que este número mais aumentou, com mais 62% de inscritos do que no ano precedente. Também os concelhos de Sousel, Sernancelhe, Penela, Penedono e Melgaço registaram um aumento superior a 50% no número de desempregados inscritos nos centros do IEFP.

Refira-se que a análise considera os inscritos nos Centros de Emprego em 2012 e a população residente em 2011 (de acordo com os resultados definitivos dos Censos 2011) e não pode ser usada como comparação com os valores oficiais da taxa de desemprego divulgados pelo INE (que, para além de uma metodologia diferente, consideram a população em idade activa).

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais