Bareme Imprensa vai reflectir a importância do digital
Bareme Imprensa vai reflectir a importância do digital
placeholder
Em 2013, o estudo Bareme Imprensa da Marktest vai integrar informação sobre formatos digitais, através da realização de uma vaga de cross-media.
Grupo Marktest
23 abril 2013

placeholderEste ano, o estudo Bareme Imprensa evolui metodologicamente para integrar informação sobre os formatos digitais. Uma vaga complementar cross-media vai permitir avaliar a importância crescente do digital para o sucesso dos títulos de imprensa.

Num período de contenção de investimentos, importava adaptar o estudo à realidade do digital sem aportar mais custos para os seus clientes. Nessa perspectiva, a opção passou por transformar uma das vagas do Bareme Imprensa numa vaga complementar, dedicada à análise dos indicadores mais relevantes para se entender o significado e a importância da audiência nos formatos digitais.

Consideramos que conseguimos assim encontrar um compromisso entre adequar o estudo à actual conjuntura económica, permitir a sua evolução por forma a acompanhar as tendências internacionais e manter 3 edições anuais em momentos relevantes para o mercado.

Os períodos de recolha de informação foram ajustados e, em 2013, é este o calendário do estudo:

As datas de publicação de resultados são as seguintes:

  • A vaga complementar cross-media tem 2 períodos de publicação
    Resultados de audiência - até 15 de Maio
    Resultados para indicadores de natureza mais qualitativa - até final de Maio
  • 1ª vaga nos moldes anteriores - até 15 de Junho
  • 2ª vaga - até final de Dezembro

Este ano, temos a registar também a actualização do universo do estudo, a partir dos dados do Recenseamento Geral da População de 2011, entretanto disponibilizados.

Esta actualização envolveu alterações para as seguintes variáveis:

  • Idade - Agrupamento dos escalões 15/17 e 18/24, no escalão 15/24
  • Grupos Ocupacionais - O segmento "Domésticas" é agregado ao segmento "Reformados/Pensionistas/A viver de rendimentos", autonomizando-se o segmento "Desempregados"
  • Actualização das regiões Marktest (ver informação mais detalhada em www.marktest.com

Por último, mas não menos importante, a recolha por questionário online, que representava cerca de 8,6% da amostra global e era realizada junto de indivíduos entre os 18 e os 44 anos, passa a representar cerca de 12%, alargando-se a todos os escalões etários.

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha