Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O fim da crise política em Portugal foi o tema em destaque na semana de 22 a 28 de Julho de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
30 julho 2013

Fim da crise política foi o assunto em destaque na última semana. Com a possibilidade de um acordo tripartido entre PSD, CDS-PP e PS afastada, o Presidente Cavaco Silva decidiu apoiar a remodelação governamental defendida pela maioria PSD / CDS-PP. Foram anunciados novos ministros nas pastas dos Negócios Estrangeiros, Economia e Ambiente e Energia. O serviço Telenews registou 163 notícias e 6 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas e meia de emissão e 56 notícias sobre o tema.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi a visita do Papa Francisco ao Brasil. Na sua primeira visita pastoral, o Papa Francisco deslocou-se ao Brasil para as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizaram no Rio de Janeiro. Num país que tem vivido um período de alguma contestação social e política, estas jornadas foram um enorme sucesso social e mediático para o novo Papa. O serviço Telenews Telenews registou no total 155 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 2 horas de emissão e 60 notícias emitidas.

O tema que marcou o final da última semana foi o descarrilamento de um comboio em Santiago de Compostela, na Galiza em Espanha. A tragédia provocou dezenas de mortos e feridos e foi tema para o debate acerca das condições de segurança dos transportes ferroviários em Portugal e Espanha. As condições em que ocorreu o desastre, a investigação para a atribuição das responsabilidades, assim como a tragédia vivida por dezenas de famílias foram tema em discussão. O serviço Telenews registou no total 95 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com uma hora e meia de emissão e 45 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da decisão do Presidente Cavaco Silva de aceitar a remodelação do governo, defendida pela maioria governamental, e a tomada de posse do novo elenco, foram notícia de abertura em 38% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais