Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A visita da troika e as questões relacionadas com o défice foram os temas em destaque nos noticiários de Tv na semana de 16 a 22 de Setembro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
24 setembro 2013

A política económica foi o tema em destaque na última semana. Com a presença da Troika em Portugal para mais uma avaliação ao programa de ajustamento português, a discussão política centra-se no valor do défice das contas públicas e nos cortes necessários para cumprir as metas acordadas. O Governo e a oposição manifestam a sua opinião divergente num quadro de campanha eleitoral para as eleições autárquicas. Nos mercados de divida internacionais os juros da dívida pública portuguesa aumentam, resultado da perda de confiança na economia portuguesa. O serviço Telenews registou registou 166 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 67 notícias sobre o tema.

Outro dos temas em destaque na última semana foi o arranque do ano escolar. Os problemas das escolas, e da colocação de professores, num ano em que decorreram vários concursos simultâneos de colocação de professores complicando um processo já de si complicado, foi um dos assuntos em destaque. No ensino superior verifica-se uma diminuição do número de alunos, com os problemas económicos das famílias portuguesas a manifestarem-se já em todos os níveis de ensino em Portugal. O ensino do inglês também foi assunto em destaque porque deixou de ser obrigatório no ensino básico. O serviço Telenews assinalou um total de 128 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 61 notícias emitidas.

No desporto, o futebol português foi destaque na última semana. A jornada da Liga Portuguesa, onde Sporting e FC Porto perderam pontos, permitindo a aproximação dos mais diretos adversários (Benfica e SC Braga), a Liga dos Campeões, onde Benfica e FC Porto derrotaram os seus adversários, e a Liga Europa, onde entre os representantes portugueses, Estoril, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, apenas este último venceu, foram também assuntos em destaque nas notícias. O serviço Telenews identificou 187 notícias no total e 4 horas e meia de emissão acerca desta temática, destaca-se a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificou-se que as notícias com intervenções de membros do governo reiterando a necessidade de cumprir a meta do défice e defendendo a manutenção do caminho seguido até aqui, foram os principais destaques em 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais