Mais de 2 milhões de bancarizados portugueses já conhecem a Tecnologia Contactless

Mais de 2 milhões de bancarizados portugueses já conhecem a Tecnologia Contactless

placeholder

Os resultados do estudo Basef Banca da Marktest mostram que mais de 2 milhões de portugueses já conhecem esta tecnologia.

Grupo Marktest
24 setembro 2013

Numa sociedade em que o tempo é considerado um luxo, todos os processos que facilitem o dia a dia do consumidor permitindo uma economia de tempo, parecem constituir à partida uma aposta ganha.

É nesta realidade que chega a Portugal a Tecnologia Contactless associada a cartões de débito e crédito.

Mas o que são cartões com Tecnologia Contactless? São, tal como o próprio nome indica cartões sem contacto, ou seja, cartões que permitem efectuar pagamentos até um determinado valor sem ser necessário colocar o cartão no terminal e marcar o código PIN, o que permite efectuar transacções de forma muito mais rápida.

Actualmente a maioria das instituições financeiras em Portugal já está a emitir cartões (de débito ou crédito) com tecnologia Contactless, mas será que os bancarizados portugueses já conhecem esta tecnologia? E quantos já afirmam ter um cartão Contactless?

De acordo com os dados do estudo BASEF Banca, 30% (2.204.000) dos portugueses bancarizados de Portugal Continental com 15 e mais anos, conhecem ou já ouviram falar da tecnologia Contactless associada a cartões de débito ou crédito.

Ao longo do presente ano tem-se assistido a um aumento da percentagem de bancarizados que afirmam ter conhecimento desta nova tecnologia associada a cartões bancários.

Contudo, foi principalmente nos últimos quatro meses que se registou um aumento mais acentuado, fruto das divulgações e acções que as instituições financeiras fizeram neste período.

Os clientes do BES são aqueles que mais revelam conhecer a tecnologia Contactless associada a cartões bancários (36%), por oposição aos clientes CGD, dos quais 71% revela desconhecimento da mesma.

Dos bancarizados que já conhecem a tecnologia Contactless, quase 90% possuem Cartão de Débito e 34% possuem Cartão de Crédito.

Os dados do quadrimestre de Agosto revelam ainda que 13% dos bancarizados que possuem cartão de débito ou crédito e que conhecem a tecnologia Contactless, já possuem pelo menos um cartão com esta tecnologia.

Contudo, mais de 85% ainda não tem um cartão Contactless e 2% desconhece se tem ou não.

Há ainda que salientar, que dos que possuem cartão com tecnologia Contactless 51% são clientes CGD e 40% são clientes BES.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais