Luís Queirós, chairman da Marktest, lança livro

Luís Queirós, chairman da Marktest, lança livro

placeholder

O Mundo em Transição é o título do livro que Luís Queirós, chairman do Grupo Marktest, vai lançar esta semana, fruto das suas reflexões sobre a utilização dos recursos naturais e o futuro da humanidade.

24 setembro 2013

No próximo dia 27 de Setembro de 2013, Luís Queirós, fundador da Marktest e actual chairman do Grupo Marktest, irá lançar o seu livro "O Mundo em Transição - Reflexões sobre Crescimento, População, Poluição e Recursos Naturais", publicado pela Âncora Editora.

A apresentação do livro será feita por Armando Mendonça, ao que se seguirá um debate.

Luís Queirós dedicou a sua actividade profissional aos estudos de mercado e de opinião, mas desde há vários anos é um estudioso das questões relacionadas com a sustentabilidade do planeta, apoiando vários projectos nesta área através da sua sua Fundação, Vox Populi.

Luís Queirós é ainda autor do blogue Transição, que refere ser um espaço de reflexão sobre o modelo de transição para a era pós-carbono.

É do seu último post a seguinte citação, seguramente também desenvolvida no seu livro:

"Começa a instalar-se a ideia de que esta economia não tem futuro e que necessitamos de uma nova economia. Uma economia que respeite os limites do planeta, que seja sustentável. Uma tal nova economia vai voltar a defrontar-se com o problema do crescimento da população. (…) Passar da economia industrial para uma nova economia é um processo de transição que sabemos necessário mas que ainda desconhecemos a forma como será feito e qual o caminho que terá de ser seguido. Apenas sabemos que a nova ordem tem de ser diferente da atual, e que tem de viabilizar a prosperidade da espécie."

A apresentação deste livro ocorrerá no próximo dia 27 de Setembro, pelas 18:30, na FNAC do Chiado, que no seu site refere: "Luís Queirós, fundador e presidente do grupo Marktest, apresenta o seu livro Mundo em Transição, uma obra inquietante que convida a refletir sobre a relação entre economia, recursos naturais e poluição, a demografia e o crescimento, o mundo globalizado e os tempos de mudança, com a crise em Portugal e na Europa".

Viriato Soromenho Marques, filósofo, professor universitário e ele próprio também um homem ligado à defesa do ambiente, faz deste livro a seguinte referência no Jornal de Letras: "Com esta obra, Luís Queirós junta-se a Tim Jackson, Serge Latouche e muitos outros pioneiros de uma verdadeira economia que assuma os limites ecológicos da experiência histórica e social da humanidade. São obras deste teor que rasgam luzes de orientação e esperança nos tempos de angústia e incerteza em que nos é dado viver".

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais