Super Bock destaca-se em quota de linear e inserções em folheto em 2013
Super Bock destaca-se em quota de linear e inserções em folheto em 2013
placeholder
Os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack da Marktest, mostram que, em 2013, no mercado de cervejas, a marca Super Bock destacou-se tanto em quota de espaço de linear como em inserções em folhetos promocionais.
Grupo Marktest
14 janeiro 2014

A Marktest Retail, através dos estudos - Precise e e-Foliotrack, realizou um estudo para a categoria de Cervejas.

Nas medições de linear efectuadas na categoria de Cervejas, destaca-se a Cerveja Branca, que detém a maior quota de espaço linear, no entanto, regista uma quebra de 0.54 pontos percentuais entre 2012 e 2013. Contrariamente à categoria de Cerveja Branca, as categorias de Cerveja Preta e Especiais e Estrangeiras, registam um aumento de Share of Shelf face a 2012. As Cervejas Sem Álcool mantém a menor quota de espaço linear (6.49%) em 2013.

placeholder

Analisando as quotas de linear das categorias de Cerveja por Canal, verifica-se a liderança de Cervejas Brancas em todos os canais, tendo registado apenas um aumento da quota de linear no canal Discount. Nas Cervejas Estrangeiras observa-se um aumento de Share of Shelf nos canais Super e Discount. Por último, a cateogoria de Cerveja Sem Álcool perdeu quota de espaço linear em todos os canais assinalados.

placeholder

Na análise de Share of Shelf de marcas de Cervejas, a Sagres e a Super Bock registam, em ambas as recolhas, uma quota de linear muito acima das restantes marcas. No entanto, é a Super Bock que lidera o linear de cervejas, apresentando um aumento percentual face a 2012. Já a marca Sagres, obteve quotas elevadas, no entanto, em 2013 sofre uma pequena quebra de quota de linear. Ainda de destacar, embora que pouco significativo, o aumento de share of Shelf por parte das marcas de distribuição e Carlsberg e a pouca representação da marca Tagus nos lineares de cerveja.

No gráfico abaixo apresentado, constata-se que é no Lidl que as Cervejas Brancas se encontram em primeiro lugar, tendo registado um Share of Shelf de 89.24% em 2013. E. Leclerc, Intermarché, Pão de Açúcar e Pingo Doce perdem quota de espaço linear face a 2012, contrariamente ao que se verifica nas restantes insígnias apresentadas. No Continente Bom Dia e El Corte Inglês não foram efectuadas recolhas de espaço para esta categoria, em 2013.

Detalhando as marcas de Cerveja Branca, destaca-se o crescimento da marca Super Bock, enquanto a marca Sagres regista uma quebra do seu Share of Shelf. A marca Imperial mantém a mesma quota de espaço que detinha em 2012 (5.01%) e a marca Cristal regista uma quebra de Share of Space.

Na categoria de Cerveja Preta e Especiais verifica-se a perda de liderança por parte da marca Super Bock para a marca Sagres, que regista um aumento de 4.36 pontos percentuais de quota de espaço linear.

Já em Cervejas sem Álcool, a Super Bock lidera nos dois períodos assinalados, apresentando um aumento de 3.25 pontos percentuais face a 2012, enquanto a Sagres regista uma quebra de 2.71 pontos percentuais. De destacar a marca Cheers, onde se observa um aumento de quota de espaço linear.

Em Cervejas Estrangeiras, destaca-se a marca Carlsberg onde se verifica um aumento de Share of Shelf (+3.72%) face a 2012. As restantes marcas assinaladas (Corona, Guinness e Heineken) apresentam quebras de quota de espaço linear, tendo em conta 2012.

placeholder

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, foi feita uma análise da categoria de Cervejas de Janeiro a Dezembro de 2012 e de 2013. Nesta análise, as cervejas estão divididas pelas Sub-Classes de Cervejas com e sem Álcool, sendo que as Cervejas com Álcool registam maior número de inserções protagonizando um aumento de 701 inserções face a 2012. Também a sub-classe de Cervejas Sem Álcool regista um aumento de inserções face ao período homólogo (+80 inserções).

Analisando o share of voice de marcas de Cervejas Com Álcool, a Super Bock destaca-se nos dois períodos apresentados, pois é a marca que regista o maior Share of Voice, no entanto, regista uma quebra de 3.52 pontos percentuais, enquanto a Sagres regista um aumento de 7.47 pontos percentuais face a 2012. As restantes marcas assinaladas registam quebras no SOV.

placeholder

Detalhando as inserções de Cervejas Sem Álcool, denota-se um maior número de inserções para a marca Super Bock tanto em 2013 como em 2012. Sagres perde o segundo lugar para a marca Cheers que registou um aumento de 13.09 pontos percentuais em 2013. As MdD perdem inserções enquanto a marca Jansen mantém as inserções registadas em 2012.

placeholder

A tabela a seguir, apresenta as inserções com a características especiais efectuadas pelas marcas Sagres e Super Bock, sendo que se deu destaque às características com mais peso para o consumidor, sendo elas "Desconto em Cartão", "Desconto em %", "Desconto em €" e "LxPy". Assim sendo, verifica-se a aposta da marca Super Bock na promoção "Desconto em %" que regista um aumento de 156 inserções face a 2012. De um modo geral, verifica-se o aumento do investido da marca nas promoções assinaladas.

Na marca Sagres, o mesmo se constata, com o aumento de inserções em todas as características especiais assinaladas, sendo que, se destaca a promoção " Desconto em %", com um total de 173 inserções (+153 inserções que em 2012).

placeholder

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para as categorias de Cerveja.

Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda.

A amostra de lojas utilizada no estudo Precise foi distribuída por Portugal Continental nos canais Hiper, Super e Discount, num total de 138 lojas.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais