Tribunal Constitucional, OE e cortes de pensões foram temas dos noticiários de Tv em 2013 Tribunal Constitucional, OE e cortes de pensões foram temas dos noticiários de Tv em 2013 Uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor mostra que as notícias envolvendo o Tribunal Constitucional, os Orçamentos de Estado e os cortes nas pensões foram as mais presentes nos noticiários de Tv. Grupo Marktest 28 janeiro 2014 Os meses de Março e Dezembro foram aqueles onde as matérias internacionais tiveram uma maior relevância, tendo representado 34% da duração dos "jornais" televisivos. ![]() Tendo em conta os assuntos mais abordados por estes noticiários, os que envolveram os Orçamentos de Estado, o Tribunal Constitucional e os cortes de pensões foram os mais relevantes ao longo do ano, tendo ocupado mais de 182 horas, o equivalente a 5% do tempo informativo total. Notícias sobre greves, manifestações e protestos foram também muito abordados nas notícias, com mais de 168 horas ao longo do ano, 4.7% do tempo total. A troika, o FMI e as notícias do programa de ajustamento motivaram mais de 144 horas de informação ao longo do ano (4% do total). Num ano particularmente agreste em termos de incêndios florestais, as notícias sobre bombeiros, incêndios e outros desastres naturais ocuparam mais de 93 horas em grelha (2.6% do total), enquanto os acidentes e atentados estiveram em ecrã por mais de 63 horas (1.8% do total). Finalmente, um outro assunto mediático de 2013 envolveu o Papa, com a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco, um assunto que motivou mais de 65 horas de informação (1.8% do total). Ao longo dos meses, a relevância destes assuntos foi, no entanto, diferente, tal como se observa no gráfico em baixo. Salienta-se, por exemplo, o peso das notícias sobre Tribunal Constitucional, OE e pensões, que em Outubro representaram 12.5% do tempo informativo mensal, as notícias sobre incêndios, bombeiros e outros desastres naturais, que em Agosto representaram 12% do tempo informativo, ou as notícias sobre greves, manifestações e protestos, que em Junho ocuparam perto de 11% do tempo informativo. Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2013, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: RTP1 - Jornal da Tarde, Portugal em Direto e Telejornal ; SIC - Primeiro Jornal e Jornal da Noite; TVI - Jornal da Uma e Jornal Nacional; RTP2 - 24: Sumário; SIC Notícias - Jornal das 9; RTP Informação - Jornal 24 Horas (Simultâneo com RTP2; TVI24 - Notícias 24 (21 Horas). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- 5,7 milhões de utilizadores de Internet
- Modelo Continente encerra ano na liderança do investimento publicitário
- Social Tv – Casa dos Segredos e Factor X destacam-se
- 1,9 milhões costumam ir ao teatro
- Tribunal Constitucional, OE e cortes de pensões foram temas dos noticiários de Tv em 2013
- Protagonistas da informação na Tv em 2013
- Notícias semanais em destaque nas TVs
- Observatório Mcom
Dossiers ver mais
- What Does It All Mean? Storytelling for Insights Professionals
Neste evento online, será discutido com os participantes os fundamentos do “Story Telling” e a sua aplicação aos estudos de mercado.
18 de junho de 2025
ESOMAR
- Apodemo Talk - O mercado do medicamento em Portugal
A Apodemo realiza mais uma edição das Apodemo Talk, desta vez subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.
30 de junho de 2025
APODEMO
Edifício Monumental, Saldanha, Lisboa