Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O incidente que vitimou seis jovens na praia do Meco há cerca de um mês foi o destaque na semana de 20 a 26 de Janeiro de 2014, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
28 janeiro 2014

A tragédia no Meco foi o grande destaque da última semana. Novas informações apontam para a prática de praxes violentas como possível causa do incidente que custou a vida a seis jovens. A procura de explicações por parte das famílias das vítimas, o assunto das praxes em vários estabelecimentos de ensino e a atitude das escolas e dos estudantes perante essa prática foi objeto de análise na comunicação social. O serviço Telenews registou 72 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas sobre o tema.

O desaparecimento do pequeno Daniel de 18 meses na Calheta, Ilha da Madeira, foi outro dos temas em destaque na última semana. O desaparecimento da criança e o seu reaparecimento ao fim de três dias, sem sinais de debilidade física, foram factos difíceis de explicar. Várias teorias foram veiculadas na comunicação social, sem que até esta altura as autoridades divulguem uma explicação oficial para os acontecimentos. O serviço Telenews registou um total de 76 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 33 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi a condecoração de Cristiano Ronaldo pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva. O capitão da Seleção foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. O serviço Telenews registou 72 notícias no total e 3 horas de emissão acerca deste assunto, destacando-se a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a tragédia no Meco e o tema das praxes violentas a que foi associado, foram responsáveis por 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais