Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As notícias relacionadas com o Grupo Espírito Santo foram o destaque da informação televisiva da semana de 14 a 20 de Julho, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
22 julho 2014

A crise no Grupo Espírito Santo e a solidez do BES continuou a ser o tema nacional com maior destaque na última semana. O BES, já com nova liderança, procurou mostrar aos seus depositantes que é um banco sólido e que a sua exposição à crise de liquidez do GES não põe o banco em risco. O Grupo Espírito Santo entrou em incumprimento relativamente à PT, colocando em risco os ratings da PT e Oi que estão em processo de fusão. O serviço Telenews registou um total de 143 notícias e mais de 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

O tema internacional da última semana foi a crise provocada pelo abate do avião da companhia Malaysia Airlines quando sobrevoava o sul da Ucrânia. Independentistas pró-Russos terão sido os responsáveis pela morte dos 295 passageiros, na sua maioria de nacionalidade Holandesa. O serviço Telenews registou um total de 108 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 42 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a pré-época do futebol português. Os grandes clubes portugueses começaram a preparar a próxima época, sendo que os jogos de preparação, as últimas contratações e as vendas de jogadores foram um dos principais temas da última semana. Benfica e Sporting jogaram a final da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, com a vitória a sorrir ao Sporting CP que assim ganhou o troféu. O serviço Telenews registou um total de 93 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a crise provocada pelo abate do avião da Malaysia Airlines sobre o espaço aéreo ucraniano esteve em destaque, sendo responsável por 40% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais