Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A detenção de José Sócrates foi o principal tema em destaque na informação televisiva da semana 17 a 23 de Novembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 dezembro 2014

O grande destaque da semana de 17 a 23 de Novembro foi a detenção de José Sócrates. O Ex-Primeiro-ministro foi detido por suspeita de fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais. Observadores e comentadores centraram a discussão nas possíveis decisões judiciais e consequências políticas deste caso. O serviço Telenews registou um total de 178 notícias e quase 8 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 3 horas e meia de emissão e 51 notícias emitidas.

Outro dos destaques da semana em análise foi o relacionado com os Vistos Gold. Depois das detenções dos onze arguidos e de vários dias de interrogatórios, o tribunal determinou a prisão preventiva de cinco dos suspeitos. Na sequência deste caso o Vice-Primeiro-ministro Paulo Portas foi ao Parlamento prestar esclarecimentos aos deputados acerca da atribuição de Vistos Gold. Ainda nesse contexto, o Ministério da Administração Interna passou a ter como titular a Ministra Anabela Rodrigues, na sequência da demissão do ministro Miguel Macedo. O serviço Telenews contou um total de 91 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 39 notícias emitidas.

Outro caso na esfera judicial marcou também a atualidade: o Caso BES-GES. A Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, no âmbito da sua investigação, ouviu os titulares das várias instituições envolvidas na supervisão da gestão do BES e GES. De destacar as audições do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O serviço Telenews identificou um total de 59 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com uma hora de emissão e 24 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na semana analisada, a cobertura à detenção do Ex-Primeiro-ministro José Sócrates foi o destaque, sendo responsável por 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais