Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As audições da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo foram o principal tema em destaque na informação televisiva da semana 8 a 14 de Dezembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
16 dezembro 2014

placeholder O grande destaque da última semana vai para as audições da Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do Grupo Espírito Santo. Várias foram as figuras ligadas ao caso que foram ouvidas na comissão, nomeadamente Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi e Pedro Queiroz Pereira.O serviço Telenews registou um total de 158 notícias e 7 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 2 horas e meia de emissão e 54 notícias emitidas.

placeholder

A TAP foi outro dos temas em destaque na última semana. Em protesto contra a privatização da empresa, a grande maioria dos sindicatos representativos dos trabalhadores marcou uma greve para o período entre o Natal e o Fim de ano. O Governo tentou negociar com os sindicatos de forma a evitar uma greve que, no seu entender, trará enormes prejuízos para a empresa e para milhares de passageiros. Já os sindicatos pretendem que o Governo trave o processo de privatização da empresa. Entretanto Governo e oposição discutiram a necessidade da privatização da TAP, uma empresa que é fundamental para a economia portuguesa. António Costa do PS afirmou que o memorando de entendimento assinado com a Troika não prevê a necessidade de venda total da empresa, contrariando assim a opinião do executivo. O serviço Telenews contou um total de de 81 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. Durante a semana jogou-se a última jornada da fase de grupos das Ligas Europeias. O FC Porto empatou em casa com o Shakhtar Donetsk e garantiu a primeira posição no grupo no apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões. O Sporting garantiu o apuramento para a Liga Europa apesar de derrotado em Londres pelo Chelsea de Mourinho. O Benfica, já afastado das competições europeias, empatou em casa com o Bayer Leverkusen. No fim de semana jogou-se ainda a 13ª jornada da Primeira Liga com o clássico entre FC Porto e Benfica no estádio do Dragão. A vitória sorriu ao Benfica que assim se destacou na liderança da Liga com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto e o Vitória de Guimarães. O serviço Telenews identificou um total de 205 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 92 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a cobertura às audiências da Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do GES foi o principal destaque, sendo responsável por 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais