Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A saúde em Portugal foi o tema em destaque nas notícias de Tv na semana 19 a 25 de Janeiro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
27 janeiro 2015

O principal tema em destaque na última semana foi a Saúde em Portugal. Os casos de mortes nas urgências hospitalares despoletaram o debate acerca da adequação da oferta dos serviços de saúde às necessidades dos portugueses. A oferta de serviços de saúde, quer nos Centros de Saúde, quer nos Hospitais públicos, manifesta-se inadequada e as dificuldades orçamentais limitaram a capacidade de resposta dos serviços em alturas de elevada procura. O serviço Telenews registou um total de 162 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 63 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi a segurança na Europa. Após os recentes atentados em França, a cooperação entre os países da Europa no combate ao terrorismo tornou-se uma das grandes prioridades. Vários países europeus desenvolveram operações policiais contra grupos identificados, enquanto países periféricos, como Portugal, reforçaram a segurança e a troca de informações sobre os movimentos de grupos suspeitos de associação terrorista. O serviço Telenews identificou um total de 77 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. O Benfica, após a vitória sobre o Marítimo na última jornada da Liga Portuguesa, venceu o Moreirense e assegurou a passagem à próxima fase da Taça da Liga. O FC Porto empatou com o SC Braga para a Taça da Liga ficando dependente da próxima jornada para assegurar a passagem à próxima fase, e na Liga Portuguesa perdeu na Madeira perante o Marítimo. Cristiano Ronaldo continuou igualmente a ser notícia, não só por causa da sua vida privada mas também porque foi expulso no último jogo da Liga Espanhola por agredir um adversário. O serviço Telenews assinalou um total de 179 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia e 73 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para as mortes registadas nas Urgências Hospitalares em várias zonas do país. Este tema foi responsável por 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa