Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os resultados das eleições gregas foram o tema em destaque nas notícias de Tv na semana 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
3 fevereiro 2015

O principal tema em destaque na última semana foram as eleições Gregas. O partido Syrisa, associado à esquerda radical, foi o grande vencedor das eleições legislativas gregas. O novo Primeiro-ministro, Alexis Tsipras, passou a ser o rosto contra a austeridade na Grécia e na Europa. As reações e as análises dos comentadores aos efeitos deste "terramoto político" Grego no resto da Europa marcaram a atualidade noticiosa. O serviço Telenews registou um total de 177 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 2 horas de emissão e 60 notícias emitidas.

Outro dos temas presente nas notícias da última semana foram os serviços de saúde em Portugal. Com o aproximar do pico sazonal da gripe, continuaram os problemas nas urgências e na organização do SNS. Responsáveis das Urgências do Hospital Garcia de Orta pediram a demissão alegando falta de condições nos serviços, no Hospital de santa Maria da Feira cirurgias foram adiadas por falta de recursos, etc.. O serviço Telenews identificou um total de 135 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 43 notícias emitidas.

Outro dos temas que esteve em foco na última semana foi o Caso BES/GES. As conversas privadas entre Ricardo Salgado e o Presidente Cavaco Silva e as sessões da Comissão de Inquérito Parlamentar onde esteve presente José Honório, ex-administrador do Novo Banco, estiveram em destaque. O negócio da compra dos submarinos para a Marinha Portuguesa voltou também a ser assunto em foco. O serviço Telenews assinalou um total de 98 notícias e mais de 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 53 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para o resultado das eleições Gregas. O partido radical de esquerda Syriza conquistou o poder, um tema que foi responsável por 17% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais