Portugueses esperam ainda mais dificuldades económicas
Portugueses esperam ainda mais dificuldades económicas
placeholder
Em sondagem realizada pela Win Gallup International, os portugueses dizem esperar que 2015 seja um ano de dificuldades económicas.
Grupo Marktest
3 fevereiro 2015

placeholder

"Em comparação com este ano, em sua opinião, o próximo ano será, para o seu país, um ano de prosperidade económica, de dificuldade económica ou permanecerá o mesmo? " Esta foi a pergunta que a Win Gallup International, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, colocou aos habitantes de 65 países do mundo. 42% dos inquiridos a nível global estão otimistas antecipando um ano de prosperidade económica.

Pelo contrário, 23% entendem que 2015 será um ano de dificuldades económicas e 32% acham que será igual ao ano transato.

Mas estes resultados têm diferenças muito significativas entre os vários países em análise. Se no Nigéria e em Marrocos 80% e 70% dos inquiridos acreditam que este ano será um ano de prosperidade económica, já na Bélgica, Áustria ou França este valor não excede os 6%.

Entre os mais pessimistas, estão Malásia e França, países onde 61% e 57% dos inquiridos antecipam dificuldades económicas para este ano.

Já entre os que consideram que o ano será semelhante ao anterior em termos económicos, os valores mais elevados foram encontrados entre os entrevistados suecos, com 63%.

Portugal está entre os 20 países mais pessimistas, com 16% a considerar que 2015 será um ano de prosperidade económica, 44% a entender que será de dificuldades económicas e 39% a pensar que se manterá igual ao ano anterior.

O mapa representa a opinião dos que entendem que 2015 será um ano de prosperidade económica, onde podemos constatar que em África e na Ásia o otimismo supera os valores médios.

Em termos de continentes, confirmamos esta mesma constatação e vemos como é na Europa ocidental que mais pessimistas se mostram os entrevistados, com apenas 12% a considerar que 2015 será um ano de prosperidade, face a 40% que antecipam dificuldades económicas e 44% que entendem que as condições económicas se manterão.

placeholder

O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Novembro de 2014, junto de uma amostra de 64 909 entrevistados, residentes em 65 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1000 indivíduos com 18 e mais anos.

A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais