Portugal continua a ser o destino de férias dos portugueses
Portugal continua a ser o destino de férias dos portugueses
placeholder
TGI, estudo que analisa comportamentos e consumos indica que cada vez mais portugueses trocam residência habitual por estadia em hotéis.
Grupo Marktest
29 setembro 2015

placeholder Os portugueses voltaram a fazer férias fora da sua residência habitual, mas Portugal continua a ser o destino de eleição para quem faz uma pausa no trabalho. De acordo com o TGI, o estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos dos portugueses, o número de pessoas que sai de casa durante as férias voltou a aumentar face aos números de 2013. Ainda assim, mais de 60% dos indivíduos continua a ir "para fora cá dentro". Espanha é o segundo destino mais procurado com 19,3% dos portugueses a referirem terem gozado férias no país vizinho, logo seguido de França com menos de 10% das preferências nacionais.

Na hora de escolher o alojamento, o Hotel ou Aparthotel é quem ganha na escolha dos portugueses. Ao todo são mais de 40% os que optam por pagar estadia, logo seguido dos que preferem a casa dos familiares ou amigos para passar as férias. Só 19% optou por alugar casa ou pouco mais de 15% tem casa própria para o efeito.

A praia continua a ser o tipo de férias mais escolhido pelos portugueses, seguido das férias no estrangeiro que regista um aumento face aos números do ano passado. O mesmo acontece com as viagens de avião que num espaço de um ano vê o seu número de passageiros aumentar em mais de 200.000. Ainda assim, na hora de escolher a companhia aérea o preço do bilhete é ainda o fator que mais pesa, embora o conforto e o serviço a bordo, assim como o horário dos voos sejam também fatores importantes para os portugueses que viajam neste meio de transporte.

Para além do sector Férias e Viagens é possível com o estudo conhecer os interesses e motivações destes viajantes, o que procuram e o que influencia as suas decisões na escolha de um destino de férias. Com base num conjunto de mais de 350 statements, o TGI permite caracterizar o consumidor de acordo com os seus estilos de vida, valores e atitudes, dando a conhecer os seus interesses, comportamentos e motivações.

Lançado na Grã-Bretanha, há 40 anos, o TGI é atualmente realizado em 60 países, entre os quais Portugal, e traça o perfil de mais de mil milhões de consumidores em todo o mundo. O estudo permite uma comparação de dados à escala mundial e em Portugal a recolha da informação é contínua, sendo os dados disponibilizados em dois momentos do ano, Janeiro e Julho. Um trabalho exaustivo sempre escrutinado e coordenado por uma equipa especializada da Marktest.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • IDEA Forum

    Este evento online é mais importante para todos os profissionais de Markteting que nas suas atividades procuram a equidade na informação. Este ano em particular, serão abordadas as transformações dos estudos de consumo através da integração de princípios de equidade de dados.

    3 a 4 de dezembro de 2024

    Insights Association

    inquiries@insightsassociation.org

  • CEO Summit

    20 a 22 de janeiro de 2025

    Insights Association

    Naples Grande, Flórida, EUA

    inquiries@insightsassociation.org