Marktest divulga sondagem de intenções de voto
Marktest divulga sondagem de intenções de voto
placeholder
Consulte os resultados da sondagem que a Marktest realizou sobre as intenções de voto dos portugueses para as próximas eleições legislativas.
Grupo Marktest
1 outubro 2015

Dos resultados expressos na sondagem realizada pela Marktest nos dia 22 e 29 de Setembro, num total de 1607 entrevistas realizadas telefonicamente para números de telefones móveis, podem ser extraídas as seguintes conclusões:

Se as eleições para a Assembleia da República fossem hoje, a coligação Portugal à Frente venceria com cerca de 41% dos votos, o Partido Socialista alcançaria cerca de 29% dos votos, a CDU obteria 9.3% e o Bloco de Esquerda registaria uma votação na ordem dos 9%.

De registar que a presente sondagem foi realizada junto de uma amostra de 1607 inquiridos, ou seja apresenta uma margem de erro na ordem dos +/- 2.44%, considerando um intervalo de confiança na ordem dos 95%.

Do total da amostra inquirida, assinala-se ainda que cerca de 30% dos entrevistados afirmaram Não saber em quem votar ou Não quiseram responder a esta questão, e cerca de 6% afirmaram que não votariam, ou seja o acumulado destas duas parcelas resulta num total de 36% de indecisos, que não declararam o seu sentido de voto.

A percentagem de eleitores que declarou votar em branco é de 9% e as intenções de voto associadas a outros partidos não ultrapassa os 3.3%.

Numa análise de resultados segmentada por variáveis demográficas podemos ainda destacar o seguinte:

  • A Coligação Portugal à Frente regista as intenções de voto mais elevadas junto do segmento etário com Mais de 54 anos, atingindo os 44%, e junto dos residentes nas regiões do Litoral Norte e Interior Norte, 44% e 50% respectivamente;
  • O Partido Socialista vê as suas intenções de voto mais reforçadas também junto daqueles que têm Mais de 54 anos (35.2%), e junto dos residentes na Região da Grande Lisboa, e no Sul, 31.4% e 32.2% respectivamente;
  • Cerca de 42% daqueles que manifestaram intenção de votar no Bloco de Esquerda têm idades compreendidas entre os 18/34 anos, sendo que esta força partidária atinge os valores de intenção de voto mais elevados junto dos residentes do Grande Porto e do Sul, 13.6% e 11.9% respectivamente.
  • Numa análise pela variável género, assinala-se que a Coligação PàF e a CDU recolhem maior número de intenções de voto junto do público masculino ( 42% e 11.8% respectivamente) e o PS e o BE registam intenções de voto ligeiramente superiores junto do eleitores femininos ( 29.9% e 10.8% respectivamente).

Consulte a Ficha Metodológica desta Sondagem ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais