Apple: a mais popular no acesso móvel
Apple: a mais popular no acesso móvel
placeholder
De acordo com os dados netScope/GemiusPrism, os equipamentos Apple são os mais utilizados pelos portugueses no consumo de internet móvel.
Grupo Marktest
29 setembro 2015

placeholder Os utilizadores portugueses de internet móvel consomem mais páginas de sites nacionais através de equipamentos Apple do que de qualquer outra marca. A Samsung obtém a segunda posição, destacada das 3 restantes marcas do top 5 - Nokia, LG e Sony - que também apresentam quotas interessantes de Pageviews mobile, no mês em análise (Julho de 2015).

A infografia compara o top 5 português das marcas mais populares com outros quatro mercados europeus - Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Polónia - e revela as principais diferenças entre eles. A Apple é líder isolada, com a excepção da Polónia, e atinge o seu máximo na Dinamarca, com 77%.

A situação em Portugal

Os dois fabricantes mais populares em Portugal consomem ¾ dos pageviews de sites nacionais servidos para mobile, deixando a grande distância o pelotão, encabeçado pela LG (6%).

A luta pela primeira posição

Embora em Portugal, como em vários outros países, a Apple lidere, tal não acontece na maioria dos mais de 20 mercados estudados pelo nosso parceiro Gemius. Na realidade, dois terços desses mercados são liderados pela Samsung, enquanto a marca da maçã lidera nos restantes 33%. Assim, as duas primeiras posições são sempre disputadas por estas duas marcas e em nenhum destes mercados outra marca consegue ocupar um lugar cimeiro.

Numa análise evolutiva, as tendências sugerem dois pontos importantes: que este dueto de líderes não está ameaçado por terceiros e também que a luta entre eles é intensa, indiciando possíveis trocas de pódio no futuro próximo.

No caso nacional, a vantagem da marca criada por Steve Jobs tem-se esbatido desde há dois anos, como se constata no gráfico abaixo, passando de uma vantagem de 38 pontos, para uns magros 9 p.p. no presente.

Sobre o netScope e os dados internacionais comparativos

Os dados portugueses apresentados foram recolhidos pelo netScope - sistema site-centric de tráfego auditado da Marktest. O estudo é realizado em parceria com a Gemius, operador internacional que realiza o mesmo estudo em vários países da Europa, Médio Oriente e Norte de Africa.

Outros dados internacionais disponíveis de forma livre:

Os dados utilizados para esta análise estão disponíveis nos rankings técnicos dos vários países. O ranking técnico Netscope pode ser consultado aqui.

Dados disponíveis para subscritores:

Cada publisher, se subscritor do tráfego auditado netScope, tem acesso aos dados para os seus próprios sites, através da consola gPrism, podendo assim comparar a sua situação com a média nacional e outros mercados estrangeiros.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

placeholder
Vítor Cabeça
Director Adjunto na Direcção de Estudos de Meios na Marktest

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais