Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As Eleições Legislativas 2015 foram o destaque na semana informativa de 28 de Setembro a 4 de Outubro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
6 outubro 2015

placeholderAs eleições de 4 de Outubro marcaram a semana informativa. Os vários órgãos de informação acompanharam as últimas iniciativas de campanha dos vários partidos. A polémica da semana foi a discussão acerca das contas do BPN e a sua influência no défice de 2012. No fim da noite eleitoral a Coligação Portugal à Frente venceu mas sem maioria. O Partido Socialista e o seu secretário geral António Costa foram os grandes vencidos destas eleições, mas saem destas eleições com poder político reforçado pois vão ser o fiel da balança da política portuguesa nos tempos mais próximos. O serviço Telenews registou um total de 420 notícias e um total de 20 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 8 horas e meia de emissão e 171 notícias emitidas.

placeholder

O tema internacional da semana continua a ser o drama dos refugiados Sírios. O estado de guerra continua no território da Síria, e não existe uma solução à vista para o conflito militar na região. Os refugiados continuam a chegar à Europa, segundo estimativas foram mais de meio milhão de pessoas desde o início do ano. No Túnel da Mancha, 200 migrantes invadiram a linha férrea procurando chegar ao Reino Unido, a circulação foi suspensa. Ao abrigo do acolhimento acordado pelos países europeus chegaram a Portugal os primeiros refugiados Sírios. O serviço Telenews assinalou 65 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 42 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi o destaque desportivo da semana. De destacar as vitórias de Benfica em Madrid e FC Porto no Porto, sobre respetivamente o Atlético de Madrid e o Chelsea, resultados que colocam os clubes portugueses em boa posição nos respetivos grupos da Liga dos Campeões. A jornada da Primeira Liga ficou incompleta com o adiamento do jogo do União da Madeira com o Benfica devido ao nevoeiro. FC Porto e Sporting golearam sem dificuldades o Belenenses e o Vitória de Guimarães respetivamente. A seleção nacional prepara os embates com a Dinamarca e Sérvia que vão decidir o apuramento para o Euro 2016. O serviço Telenews identificou um total de 194 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 75 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o assunto com maior destaque foram as Eleições Legislativas 2015. O acompanhamento das campanhas partidárias e as sondagens de opinião diárias foram os temas em destaque, sendo responsáveis por 64% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.